Estado investe na rede de água em Ponta Porã

Prefeito Hélio pediu investimentos e governador autoriza Sanesul a ampliar captação

 

Atendendo a pedido feito pelo prefeito Hélio Peluffo, o governador Reinaldo Azambuja autorizou obras de melhorias no sistema de abastecimento de água no município de Ponta Porã e neste fim de semana, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) iniciará os serviços para ampliar a vazão d´água no poço “33” (como classifica a empresa) na estação de tratamento localizado no bairro Jardim Independência. Com isso, a vazão atual de 250 metros cúbicos de água passará para 350 m3, melhorando significativamente a distribuição.

O gerente da Sanesul em Ponta Porã, Alysson Gomes explicou que a estação do Independência é responsável por 25% do abastecimento de todo o sistema d´água da cidade. O poço está operando com bomba provisória e a aquisição da nova peça atende a necessidade da melhoria no sistema de distribuição e o plano de contingência da empresa para Ponta Porã.

A operação para substituir a bomba submersa levará pelo menos 20 dias, conforme o gerente da Sanesul. Ela terá início neste sábado, dia 19, e será concluída até a primeira quinzena de setembro. “É um trabalho minucioso, requer cuidados redobrados” salienta Alysson Gomes. Ele pede para a população economizar ao máximo.

“Sempre é necessário racionar e gastar apenas o necessário, mas neste tipo de ação pedimos que o consumidor racione ainda mais o consumo d´água”, reforça o gerente da Sanesul em Ponta Porã.

Ele disse que não haverá períodos de racionamento pré-estabelecidos, mas sim durante toda a etapa de substituição da bomba. A troca, conforme explicou, antecede ao verão, quando a demanda aumenta.

AMPLIAÇÃO – A Sanesul irá ampliar a capacidade de produção de um dos poços de Ponta Porã, o PNP-033, localizado na região do Parque dos Eucaliptos, em mais 100 mil litros de água por hora, conforme divulgado pela empresa. O poço passará a produzir 350 mil litros de água/hora, e para aumentar a produção, é necessário que seja substituída a bomba deste poço.

Por ser um serviço bastante complexo, tendo em vista que a profundidade do poço é 671 metros e a instalação da bomba dentro do poço será feita a uma profundidade de 380 metros, o tempo para execução será de dez dias, tendo início neste sábado, às 7 horas, e conclusão no dia 28 de agosto, período em que o sistema de distribuição da região será afetado.

Com a instalação desta bomba e aumento da produção do poço, as obras de ampliação do sistema der abastecimento de água de Ponta Porã serão concluídas, um investimento total de cerca de R$ 6,3 milhões, incluindo melhorias na automação do sistema de abastecimento.

Todas as providências para reduzir os impactos no sistema de fornecimento de água, já foram tomadas pela Sanesul. No entanto poderá haver intermitência (pressão baixa da água) nos bairros Monte Alto, Independência, Parque dos Eucaliptos, Guy Vilela, Vila Maisa, Jardim Ivone, São Bernardo I e II, Ipê I, II e III, Jardim Planalto, Parque das Aroeiras, Ibirapuera, Carandá I e II, Boa Vista, Residencial Ponta Porã I e II, Copa Fronteira, Jardim Coimbra, Nova Ponta Porã e Aquidabam.

Durante o período programado para execução dos serviços, a Sanesul disponibilizará caminhão pipa para atender casos críticos e serviços essenciais como escolas, creches, hospitais, entre outros, se necessário. É importante que a população economize água durante a execução do serviço.