Prefeitura instala lâmpadas de led no acesso a Ponta Porã

Iluminação na BR 463 nos trevos da cuia e UEMS recebe revitalização completa

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Obras e Urbanismo, vem instalando lâmpadas de led no acesso a Ponta Porã, na BR 463, entre os trevos da cuia e da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). A revitalização completa atende pedido formulado por moradores e comunidade acadêmica da UEMS e UFMS para melhorar a qualidade da iluminação pública nesse trecho. Serviço semelhante atendeu a região do bairro Gui Vilela, onde a prefeitura melhorou o sistema de iluminação em toda a rua Vital Brasil.

A revitalização do trecho da BR 463 atende principalmente os estudantes das Universidades Estadual e Federal, que solicitaram ao prefeito Hélio Peluffo, que imediatamente determinou a execução do serviço, com a substituição das antigas lâmpadas pela de led, consideradas mais eficientes e econômicas.

Ambas ações da prefeitura, tanto na BR 463 quanto na rua Vital Brasil contemplam a melhoria do sistema de iluminação pública. Na região norte de Ponta Porã, principalmente por ser a principal via de ligação dos bairros Gui Vilela e adjacências ao centro da cidade já foi entregue pela prefeitura e agora a iluminação da extensão da rua Vital Brasil passa por ampla revitalização. Os serviços estão melhorando a qualidade da iluminação e a segurança no período noturno.

“A pavimentação da Vital Brasil é uma das obras prioritárias que retomamos porque foi necessário corrigir o projeto mal elaborado. Os erros foram cometidos porque faltou um acompanhamento técnico para fiscalizar a elaboração e desenvolvimento do projeto. Isso encareceu a obra mas esperamos concluir logo e entregar para a população que tanto aguarda por essa benfeitoria”, disse Hélio.

Além do asfalto novo, a rua Vital Brasil recebe uma nova iluminação, representando um substancial avanço para quem transita diariamente nesse trecho ligando a rua Belmiro de Albuquerque ao bairro Gui Vilela e vice-versa, interligando às demais regiões da cidade, inclusive ao centro de Ponta Porã.

A pavimentação da rua Vital Brasil tem extensão total de 18.585,51m² e a obra consiste ainda na drenagem. A via encurta distância da região ao centro da cidade beneficiando moradores de vários bairros como Gui Vilela, Jardim das Oliveiras, São Bernardo 1 e 2, Parque dos Eucaliptos, Jardim Ivone e toda a populosa região.

“O asfalto foi um compromisso firmado com a população e concluímos dentro do cronograma estabelecido”, disse Hélio, demonstrando satisfação. Ele lembrou que a obra foi iniciada e paralisada. Em 2017, após o projeto ser todo reformulado, já que possuía falhas oriundas da gestão passada, os trabalhos foram retomadas e agora está prestes a ser entregue.

Essa era uma obra aguardada há pelo menos três décadas e começa tornar-se realidade aos moradores do bairro Gui Vilela. O asfalto na rua Vital Brasil, principal acesso à região compreendida por pelo menos cinco bairros em Ponta Porã, já é comemorado com muita alegria pelos moradores.

A via encurta distância da região ao centro da cidade beneficiando moradores de vários bairros como Gui Vilela, Jardim das Oliveiras, São Bernardo 1 e 2, Parque dos Eucaliptos, Jardim Ivone e toda a populosa região.

“Com a substituição das antigas lâmpadas, melhoramos muito a iluminação nesses trechos e com isso, consequentemente, também a questão da segurança”, disse o prefeito Hélio Peluffo. Ele lembrou ainda que na entrada da cidade, via BR 463, as novas lâmpadas trazem um novo aspecto para quem chega à cidade, seja a trabalho ou passeio.

“Saúde Mais Perto de Você”: Cadastro deverá ser feito nas unidades ESF

2ª Edição acontecerá dia 07 e moradores devem efetivar cadastro antecipado junto aos postos de saúde

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde realizará no próximo dia 07 de julho, no na região do Grande Marambaia, o mutirão “Saúde Mais Perto de Você”, ação que percorrerá todas as regiões do município, desde distritos e bairros. O objetivo é zerar as filas de espera em consultas e exames.

A população de toda a região do grande Marambaia deverá procurar as três unidades de referência da localidade, sendo ESF (Estratégia Saúde da Família)  Elisa Medina Barreto são Rafael, ESF Jardim Vitória e a unidade Estratégia Saúde da Família Nery Alves Azambuja ( conhecido como Marambaia). A primeira edição do programa “Saúde Mais perto de Você” ocorreu no distrito de Sanga Puitã.

A unidade básica de saúde do Grande Marambaia está realizando triagem com os moradores para efetuar os encaminhamos na ação. Serão consultas, exames e diversos serviços que estarão disponíveis para a comunidade. O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi está coordenando os detalhes ao lado de toda a equipe da pasta.

Os atendimentos estão agendados para serem realizados na escola Estadual ´Professor Geni Marques Magalhães´, das 07h30 às 13h. Toda a estrutura estará montada para recepcionar a população e efetuar os atendimentos de forma ágil e desburocrática. Como a triagem já será feita pela equipe da unidade de saúde, todos os que receberão atendimento já terão uma ficha de consulta elaborada com antecedência, desta forma ao chegar no local o paciente será imediatamente encaminhado para a especialidade a qual necessita.

“Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

Em consultas, serão feitos atendimentos de nutrição (pediatria), psiquiatria, ginecologia, cardiologia, clínica geral, oftalmologia, odontologia, dermatologia, urologia, endocrinologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortopedia geral.

Em exames serão ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para preventivo, teste de diabetes, agendamento de mamografia. Também serão oferecidos medicamentos e vacinas. O “Saúde Mais Perto de Você” terá ainda palestras de orientação tendo como temas `Saúde da Mulher´, emissão de cartão SUS, verificação de pressão arterial, teste de dependência do cigarro, teste de tuberculose e hanseníase, NASF (Apoio à Saúde da Família), academia da saúde, orientação sobre combate ao mosquito transmissor da dengue.

Também estarão Vigilância em Saúde, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado),                         Saúde do trabalhador, endemias e vetores.

Saúde Mais Perto de Você acontecerá no Marambaia

É importante frisar que durante toda a semana a unidade básica de saúde vem realizando atendimento prévio e já encaminhando e agendando o paciente para a especialidade detectada.

Encontro da Melhor Idade reverencia qualidade de vida

Prefeito Hélio e primeira-dama Vânia participaram diretamente da programação

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistência Social, realizou o 1º encontro municipal da Melhor Idade lembrando o Dia de conscientização contra a violência a pessoa idosa. O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado da primeira-dama Vânia Peluffo participou ativamente do evento, que contou com apresentações culturais e a entrega de cobertores aos participantes. O grupo de danças tradicionais do grupo Conviver marcou presença e fez bonita apresentação.

A data foi criada em 2006 pela ONU e pela “Rede Internacional a Violência à pessoa idosa”, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e de não aceita la como normal, mostrando que qualquer ato único ou repetitivo que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança que cause danos, incomodo ou constrangimentos ao idoso é  qualificado como violência. Às vezes as lagrimas são invisíveis mais a violência não.

A secretária de Assistência Social, Vera Lúcia de Oliveira lembra que “faz-se necessário que a população crie consciência da importância da fragilidade e dos direitos do idoso e de não aceitar como normal a impunidade. Objetivo da ação teve como meta lembrar o Dia de conscientização contra a violência a pessoa idosa em Ponta Porã, trazendo à tona a necessidade de sobreguardar os direitos da Melhor Idade. O Evento da Secretaria Municipal da Assistência Social foi realizado em parceria com as secretarias de Saúde, Cras (Centro de Referência da Assistência Social), CAM (Centro de Atendimento à Mulher), Creas (Centro Especializado de Assistência Social, Faculdade Uno Par curso de estética, Faculdade Magsul através do curso de Direito.

Foram feitos atendimentos de multiações voltadas para valorização do idoso dentre as quais orientação jurídica,  Assistência Social, Cultura e lazer, Beleza, Saúde, Caminhada da paz, sob o lema “Não a violência de todas as formas!”.  O prefeito Hélio Peluffo falou da importância das políticas públicas voltadas para a Melhor Idade e fez um desafio para ampliar o número de encontros semanais no Conviver. “Eu desafio a secretária Vera a fazer mais bailes”, disse Hélio, arrancando aplausos dos participantes do encontro. Posteriormente houve apresentação cultura (Conviver), palestras sobre Creas, vídeo Conviver, apresentação em vídeo sobre o ILPI (Instituto de Longa Permanência de Idosos). Na sequência, baile e atendimento nas tendas com orientações voltadas a pessoa idosa. No encerramento foi realizada Caminhada da paz.

Recape tem várias etapas de execução para garantir qualidade

Trabalho tem fases de execução técnica antecedendo finalização da lama asfáltica

O programa de recapeamento executado em Ponta Porã tem várias etapas de execução técnica antes da conclusão final, visando garantir a qualidade dos serviços. Antecedendo a aplicação da lama asfáltica, é feito todo um procedimento para detectar eventuais problemas no piso já disposto, como buracos e outras falhas.

A empresa BTG,  vencedora da licitação e responsável pela obra do Governo do Estado, vem executando o trabalho de recapeamento na área central de Ponta Porã, já tendo passado pela rua Belmiro de Albuquerque e parte de trecho da avenida Brasil, sentido bairro-centro. Nesta semana, os trabalhos estão concentrados na rua Guia Lopes, na área mais central.

As obras de infraestrutura estão sendo executados desde o ano passado em Ponta Porã. O recapeamento do trevo da Bandeira, no acesso ao bairro da Granja, foi realizado. O serviço teve início na BR 463, desde o distrito de Sanga Puitã chegou ao trevo que demanda à avenida Brasil, na praça ´Argileu de Mattos´. Esse trecho estava com a qualidade da malha viária em péssimas condições, e o prefeito Hélio Peluffo gestionou junto à bancada federal e ao Dnit sua recuperação.

O prefeito Hélio Peluffo disse que o recapeamento desse trecho urbano da rodovia federal BR 463 contou com apoio da bancada federal, através do deputado federal Carlos Marun, articulando junto ao Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (Dnit) que os serviços chegassem até o trevo da Bandeira, no acesso ao bairro da Granja, ponto onde a vida útil da camada asfáltica estava totalmente comprometida.

Ponta Porã está assistindo a melhoria de sua infraestrutura urbana na administração do prefeito Hélio Peluffo. As pontes sobre a rua Comandante Cardoso, na rua Ladário no bairro São Vicente de Paula estão concluídas, a ponte sobre a rua Corinto, interligando a região norte da cidade também já foi concluída, além das obras de pavimentação da rua Vital Brasil, principal via de acesso à região do bairro Guy Vilela, no Mooca e Jardim dos Estados e no bairro Maria Auxiliadora estão finalizadas e entregues.

O prefeito Hélio reafirmou que as obras têm apoio da bancada federal de Mato Grosso do Sul na Câmara Federal e Senado, com a contrapartida com recursos do município. Ele lembrou que o programa de recuperação fiscal lançado nesta semana pela secretaria de Finanças visa dar continuidade a esse trabalho nos bairros e distritos de Ponta Porã.

O programa Recape vem sendo executada nas principais artérias da cidade e irá garantir a melhoria da qualidade de vida útil da pavimentação asfáltica.

Iluminação da rua Vital Brasil é revitalizada

Após conclusão do asfalto prefeitura amplia e melhora iluminação pública na extensão

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Obras e Urbanismo, vem revitalizando a iluminação no trecho da rua Vital Brasil. Uma obra bastante aguardada pelos moradores da região norte de Ponta Porã, principalmente por ser a principal via de ligação dos bairros Gui Vilela e adjacências ao centro da cidade já foi entregue pela prefeitura e agora a iluminação da extensão da rua Vital Brasil passa por ampla revitalização. Os serviços estão melhorando a qualidade da iluminação e a segurança no período noturno.

“A pavimentação da Vital Brasil é uma das obras prioritárias que retomamos porque foi necessário corrigir o projeto mal elaborado. Os erros foram cometidos porque faltou um acompanhamento técnico para fiscalizar a elaboração e desenvolvimento do projeto. Isso encareceu a obra mas esperamos concluir logo e entregar para a população que tanto aguarda por essa benfeitoria”, disse Hélio.

Ele enalteceu o apoio de todo o conjunto da Câmara de Vereadores desde o início da gestão municipal para a retomada dessa e de outras obras fundamentais para o pleno desenvolvimento de Ponta Porã em todas as áreas.

Além do asfalto novo, a rua Vital Brasil recebe uma nova iluminação, representando um substancial avanço para quem transita diariamente nesse trecho ligando a rua Belmiro de Albuquerque ao bairro Gui Vilela e vice-versa, interligando às demais regiões da cidade, inclusive ao centro de Ponta Porã.

A pavimentação da rua Vital Brasil tem extensão total de 18.585,51m² e a obra consiste ainda na drenagem. A via encurta distância da região ao centro da cidade beneficiando moradores de vários bairros como Gui Vilela, Jardim das Oliveiras, São Bernardo 1 e 2, Parque dos Eucaliptos, Jardim Ivone e toda a populosa região.

“O asfalto foi um compromisso firmado com a população e concluímos dentro do cronograma estabelecido”, disse Hélio, demonstrando satisfação. Ele lembrou que a obra foi iniciada e paralisada. Em 2017, após o projeto ser todo reformulado, já que possuía falhas oriundas da gestão passada, os trabalhos foram retomadas e agora está prestes a ser entregue.

Essa é uma obra aguardada há pelo menos três décadas e começa tornar-se realidade aos moradores do bairro Gui Vilela. O asfalto na rua Vital Brasil, principal acesso à região compreendida por pelo menos cinco bairros em Ponta Porã, já é comemorado com muita alegria pelos moradores.

A via encurta distância da região ao centro da cidade beneficiando moradores de vários bairros como Gui Vilela, Jardim das Oliveiras, São Bernardo 1 e 2, Parque dos Eucaliptos, Jardim Ivone e toda a populosa região.

A pavimentação asfáltica interliga uma importante via de ligação entre os bairros e o centro da cidade, tornando-se um eixo perimetral entre as regiões norte e noroeste de Ponta Porã. A obra estava paralisada desde a gestão passada e foi recuperada na administração do prefeito Hélio Peluffo, cujos recursos foram resgatados após correção no projeto.

Prefeitura realiza Encontro da ´Melhor Idade´ nesta 6ª feira

Evento contará com palestras e no domingo acontece o 1º Passeio Ciclístico contra Exploração Infantil

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistência Social, realiza nessa sexta-feira, dia 15, encontro municipal da Melhor Idade lembrando o Dia de conscientização contra a violência a pessoa idosa. A reunião acontecerá no salão paroquial da Igreja Matriz São José com intensa programação a ser desenvolvida no período vespertino.

A data foi criada em 2006 pela ONU e pela “Rede Internacional a Violência à pessoa idosa”, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e de não aceita la como normal, mostrando que qualquer ato único ou repetitivo que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança que cause danos, incomodo ou constrangimentos ao idoso é  qualificado como violência. Às vezes as lagrimas são invisíveis mais a violência não.

A secretária de Assistência Social, Vera Lúcia de Oliveira lembra que “faz-se necessário que a população crie consciência da importância da fragilidade e dos direitos do idoso e de não aceitar como normal a impunidade.

Objetivo da ação tem como meta lembrar o Dia de conscientização contra á violência a pessoa idosa em Ponta Porã, trazendo à tona a necessidade de sobreguardar os direitos da Melhor Idade. O Evento da Secretaria Municipal da Assistência Social é desenvolvida em parceria com as secretarias de Saúde, Cras (Centro de Referência da Assistência Social), CAM (Centro de Atendimento à Mulher), Creas (Centro Especializado de Assistência Social, Faculdade Uno Par curso de estética, Faculdade Magsul através do curso de Direito.

Estarão sendo oferecidos multiações voltadas para valorização do idoso dentre as quais orientação jurídica,  Assistência Social, Cultura e lazer, Beleza, Saúde, Caminhada da paz, sob o lema “Não a violência de todas as formas!”

A programação prevê a abertura às 13h. Na sequência, o prefeito Hélio Peluffo apresentará sua mensagem, seguindo com apresentação cultura (Conviver), palestras sobre Creas, vídeo Conviver, apresentação em vídeo sobre o ILPI (Instituto de Longa Permanência de Idosos). Na sequência, baile e atendimento nas tendas com orientações voltadas a pessoa idosa.

No encerramento, está prevista a realização de Caminhada da paz. No domingo haverá passeio ciclístico, a partir das 09h, com largada em frente a sede da secretaria de Assistência Social, na avenida Brasil, lembrando a data de combate ao trabalho infantil.

“Saúde Mais Perto de Você”: Grande Marambaia recebe mutirão dia 07

Ação visa zerar filas e agilizar atendimentos de consultas e exames; será a 2ª edição

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde realizará no próximo dia 07 de julho, no na região do Grande Marambaia, o mutirão “Saúde Mais Perto de Você”, ação que percorrerá todas as regiões do município, desde distritos e bairros. O objetivo, conforme o prefeito Hélio Peluffo, é zerar as filas de espera em consultas e exames.  A primeira edição do programa “Saúde Mais perto de Você” ocorreu no distrito de Sanga Puitã.

A unidade básica de saúde do Grande Marambaia está realizando triagem com os moradores para efetuar os encaminhamos na ação. Serão consultas, exames e diversos serviços que estarão disponíveis para a comunidade. O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi está coordenando os detalhes ao lado de toda a equipe da pasta.

Os atendimentos estão agendados para serem realizados na escola Estadual ´Professor Geni Marques Magalhães´, das 07h30 às 13h. Toda a estrutura estará montada para recepcionar a população e efetuar os atendimentos de forma ágil e desburocrática. Como a triagem já vem sendo feita pela equipe da unidade de saúde do distrito de Sanga Puitã, todos os que receberão atendimento já terão uma ficha de consulta elaborada com antecedência, desta forma ao chegar no local o paciente será imediatamente encaminhado para a especialidade a qual necessita.

“Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

Em consultas, serão feitos atendimentos de nutrição (pediatria), psiquiatria, ginecologia, cardiologia, clínica geral, oftalmologia, odontologia, dermatologia, urologia, endocrinologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortopedia geral.

Em exames serão ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para preventivo, teste de diabetes, agendamento de mamografia. Também serão oferecidos medicamentos e vacinas. O “Saúde Mais Perto de Você” terá ainda palestras de orientação tendo como temas `Saúde da Mulher´, emissão de cartão SUS, verificação de pressão arterial, teste de dependência do cigarro, teste de tuberculose e hanseníase, NASF (Apoio à Saúde da Família), academia da saúde, orientação sobre combate ao mosquito transmissor da dengue.

Também estarão Vigilância em Saúde, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado),                         Saúde do trabalhador, endemias e vetores.

É importante frisar que durante toda a semana a unidade básica de saúde vem realizando atendimento prévio e já encaminhando e agendando o paciente para a especialidade detectada.

Prefeito reúne secretário de Saúde do Estado e Gerir para debater situação do Hospital Regional

O prefeito Hélio Peluffo recebeu no gabinete na tarde desta quarta-feira, 13, o secretário de Saúde do Estado, Carlos Coimbra, o coordenador de Unidade do Instituto Gerir, Franco Monteiro Júnior e equipe para tratar da situação do Hospital Regional ´Dr. José de Simone Netto´, diante das constantes críticas acerca das condições de atendimento alvo de reclamações por parte da população de Ponta Porã. O prefeito Hélio convidou o secretário do Estado de Saúde, Carlos Coimbra para que todas as questões fossem colocadas na pauta da reunião e o encaminhamento de soluções diante do cenário.

O prefeito abriu o encontro mostrando sua preocupação frente às queixas dos usuários do hospital regional, cuja administração está sob a responsabilidade do Instituto Gerir, que assumiu o controle administrativo da unidade hospitalar e nos últimos meses vem sendo alvo de intensas críticas. O prefeito já provocou outras reuniões semelhantes como a desta quarta-feira, e demonstrou além de sua preocupação, a insatisfação com o recebimento de críticas. “Como gestor municipal, e mesmo não tendo a responsabilidade direta sob a administração do hospital regional, preciso repassar essas queixas ao secretário de Saúde, Carlos Coimbra, que atendendo nosso convite, está conosco para debater esse assunto, pois é necessário que se tome medidas para sanar eventuais problemas e somente o Governo do Estado com o Instituto Gerir podem solucionar essas questões pontuais que nos preocupa”, disse Hélio Peluffo.

Ele pontou todas as situações e reclamações que tem recebido e solicitou o empenho das partes para que seja solucionados todos os problemas apontados pela população, no que tange ao atendimento, demora no encaminhamento e principalmente, sobre as eventuais paralisações de servidores como da lavanderia, do fechamento temporário da UTI e outros assuntos. “Precisamos dar respostas à população e como prefeito não posso assistir a tudo isso sem cobrar soluções”, disse Hélio, ao agradecer a presença do secretário de Estado de Saúde, Carlos Coimbra, da secretária-adjunta Gisele Tannos e da equipe da pasta, além de representantes do Instituto Gerir.

Ficaram definidas várias ações, como reuniões intensas entre Estado e o Instituto Gerir para dirimir dúvidas e encaminhar soluções de forma eficaz e rápida. O prefeito Hélio Peluffo agradeceu o convite das partes para a importante reunião. “Saúde pública é coisa séria e as demandas precisam ter encaminhamento urgente”, disse o prefeito Hélio.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Coimbra lembrou das constantes reuniões com representantes do Instituto Gerir e auditores realizaram reunião nesta quarta-feira com a direção da administração do hospital regional e cobrou soluções para os impasses. “O Estado tem acompanhado toda a situação e sabemos da preocupação do Instituto Gerir em melhorar o atendimento de forma generalizada do hospital regional de Ponta Porã” disse, reafirmando acreditar que as demandas serão encaminhadas e a qualidade do serviço prestado pelo instituto tende a melhorar.

Participaram da reunião o secretário de Governo de Ponta Porã, Dr. Eduardo Campos, o secretário de Finanças, Fabrício Cervieri, e equipes técnicas da secretaria de Estado de Saúde e do Instituto Gerir.

 

Prefeitura amplia atendimento domiciliar de saúde

Equipe multiprofissional de assistência domiciliar leva atenção médica a pacientes acamados

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, tem ampliado o programa ´Melhor em Casa´, do Ministério da Saúde e que a administração do prefeito Hélio Peluffo passou a desenvolver em todas as unidades básicas de saúde (UBS) na zona urbana e rural, garantindo o atendimento domiciliar a pacientes com alguma dificuldade de locomoção.

O programa foi instituído em 2011  e foi integrado ao Programa SOS Emergências na Rede de Atenção às Urgências no âmbito do SUS. O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi destaca a importância do programa desenvolvido em Ponta Porã, com equipes que levam atendimento de saúde aos domicílios cujos pacientes possuem alguma dificuldade de locomoção, efetuando a avaliação médica básica e providenciando o encaminhamento. A equipe é formada por um médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico em enfermagem.

O secretário de Saúde explica que a atenção domiciliar é interpretada como nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde (BRASIL, 2013).

A enfermeira Rejane Sacai explica que o atendimento é feito por duas turmas, uma no período matutino e outra vespertino em todas as regiões da cidade, fazendo acompanhamento de pacientes com dificuldades de locomoção. Ela explica que o EMAD é formado por uma equipe multiprofissional de assistência domiciliar com atenção a pacientes críticos, cujas famílias são cadastradas na rede pública de saúde.

O objetivo do Melhor em Casa é levar atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.

As equipes de cuidadores são formadas, prioritariamente, por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais como fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, odontólogo, psicólogo, assistente social e farmacêutico podem também compor as equipes de apoio.

O programa funciona durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), 12 horas por dia e, podendo ser em regime de plantão nos finais de semana e feriados. Cada equipe atende em média, 60 pacientes, simultaneamente. Cada paciente recebe, normalmente, uma visita semanal. Entretanto, a freqüência  pode ser definida conforme o estado clínico e avaliação do paciente.

Na realização do cadastro é exigida a indicação de um cuidador, que poderá ser ou não membro da família. O cuidador será a referência da família para as equipes do Melhor em Casa.

A presença do familiar/cuidador facilita novas formas de produção do cuidado e de interações com a equipe de saúde. Além disso, traz tensões ao disputar os planos de cuidados com a equipe, ao mesmo tempo em que contribui para o aprimoramento da produção do cuidado. Os profissionais cuidadores desenvolvem um conjunto de ações, incluindo o ensinamento de hábitos saudáveis de vida, como: alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas, convivência social estimulante, atividade ocupacional prazerosa e mecanismos para reduzir o estresse.

Como benefícios do PMC destacam-se humanização da atenção;  menor exposição à infecção hospitalar;  maior conforto para o usuário e sua família; maior autonomia do cuidador e do paciente, diminuindo a necessidade e frequência de reinternações hospitalares; disponibilização de leitos para os usuários que necessitam de internação hospitalar.

Nova Itamarati recebe ação de saúde e ambulância 0 km

População do distrito teve acesso a várias especialidades médicas durante ação coletiva

A Prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, e a UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, através de seu Hospital Universitário, desenvolverão várias atividades sábado, dia 09 no Distrito de Nova Itamarati. Foram oferecidas várias atividades.

O prefeito Hélio Peluffo, a primeira-dama Vânia Peluffo, secretários municipais Dr. Patrick Derzi (saúde), Dário Honório (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), subprefeito Daniel Valdez participaram ativa e diretamente da ação, que levou diversas especialidades médicas à população. Uma ambulância 0 Km foi entregue para a comunidade, para atender exclusivamente a população do distrito.

O prefeito Hélio Peluffo destacou novamente que o caminho mais curto para agilizar as demandas são através de parcerias, como a firmada com a Universidade Federal da Grande Dourados, através do Hospital Universitário, cujos acadêmicos do curso de medicina atenderam, além de levar diversas informações importantes para a população do distrito.

A equipe da UFGD realizou vários atendimentos aos moradores dos assentamentos da localidade. Atividades como consultas médicas, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, acuidade visual pré-escolar, diagnóstico nutricional, prevenção de dependência química e de acidentes, orientações de risco cardiovascular, obesidade e desnutrição, entre outros, estarão sendo realizadas até às 14 horas na sede da Sub Prefeitura no distrito de Nova Itamarati.

A ação visa levar orientações de saúde a comunidade. De acordo com a organização das ações no Distrito, serviços de orientações e prevenções são importantes para possíveis diagnósticos de problema que podem afetar a saúde. Por isso a participação ativa da comunidade é muito importante.

Foram oferecidos atendimentos nas áreas de nutrição,  geriatria, psiquiatria, oncologia, imunidade, oftalmologia, pediatria, infectologista, geriatria medicina, medicina do esporte, medicina intensiva e cardiologia e neurologia.

Além disso foram oferecidas consultas, coleta de preventivo, residentes multi, planejamento familiar, saúde coletiva juntamente com ginecologista, avaliação das carteirinhas de vacinação, acuidade visual pré-escolar, prevenção de dependência química, orientações cuidados crianças ate 2 anos, nutrição, residencia multi prevenção de acidente na lavoura, organofosforado (envenenameno), orientações de obesidade e risco cardiovascular (aferição de pressão arterial e glicemia capilar), medicina do esporte, diagnóstico nutricional em adultos e idosos – nutrição e residência multi prevenção de DST´s e realização de teste rápido hepatite C, bem como
recreação das crianças projeto Bem Me Quer.