“Precisamos ser excelentes por excelência”, diz prefeito Hélio na abertura do ano letivo

O prefeito Hélio Peluffo participou na tarde desta segunda-feira, 05, da abertura oficial do ano letivo na Rede Municipal de Ensino (REME), realizada no salão paroquial ´São José. Com a presença dos servidores composto por professores, trabalhadores administrativos e pessoal de apoio, o prefeito deu as boas vindas a todos reafirmando que “precisamos ser excelentes por excelência” no atendimento às demandas do serviço público.

Ao falar para uma plateia composta por mais de 1,3 mil educadores, o prefeito Hélio lembrou do ensinamento de seu pai, o ex-prefeito Hélio Peluffo que sempre pedia aos filhos para estudarem, pois com estudo, independente da profissão “sempre dará aula e terá sucesso em sua carreira”. Hélio pediu otimismo acima de tudo na condução das atividades no dia a dia.

Na abertura do evento, padre Paulo Souza e pastor Ébano Buscaratto conduziram a parte ecumênica. Padre Paulo lembrou dos grandes desafios mas que “na presença de Deus tudo é possível superar”, desejando aos educadores sucesso neste ano letivo que se inicia.

O Padre lembrou que a “educação começa em casa e a família é a base de tudo”, citando um trecho de mensagem exposta no salão paroquial lembrando que para a escola ser a segunda casa é necessário que a primeira cumpra com sua missão de educar. “Isso é uma bela mensagem, pois a escola é a extensão da casa do aluno e apenas completa o que se traz de casa”, citou o pároco da Igreja Católica.

O pastor Ébano Buscaratto também expressou bela mensagem de fé e otimismo durante sua pregação. “O que seria de nós não fossem os professores. Não é apenas formação, mas sim também devoção e cada um de vocês aqui presentes tem essa devoção de ensinar”, profetizou.

A secretária de Educação Leny Klais agradeceu ao prefeito Hélio Peluffo pelo apoio constante e permanente e à primeira-dama Vânia pela presença, fazendo ainda uma menção especial ao secretário de Governo e Comunicação, Eduardo Campos, pela experiência e tranquilidade que passa nas horas das mais importantes decisões.

“Quando levo algo ao prefeito que já tenha sido analisado pelo secretário Eduardo ficamos bem mais tranquilos”. A professora Leny também fez um agradecimento especial a toda equipe da secretaria de Educação que vem conduzindo as ações com carinho e esmero.

Leny mencionou que “precisamos de luz para iluminar nossa caminhada neste novo ano que estamos iniciando”, citando o projeto ´Paz´ que será colocada em prática em todas as escolas da rede municipal de ensino.

“Peço a todos e todas que garantam a mesma acolhida que demos a todos aqui com um forte abraço. Levem isso para as suas escolas, precisamos Jesus reinando nas escolas. Levem Jesus para dentro das salas de aula e nossas chances de sucesso serão plenas”, citou Leny, sendo exaustivamente aplaudida.

AVANÇOS – Em sua fala, o prefeito Hélio Peluffo destacou aos professores e servidores da Educação o equilíbrio fiscal e financeiro na administração municipal. Lembrou da reposição salarial aos professores, o aumento e pagamento retroativo e agradeceu ao Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação pela parceria e bom senso em todos os diálogos à mesa.

“Estamos conseguindo conquistas importantes para todos os setores e temos tido o apoio de todos os servidores nas mais diferentes áreas e hoje estou orgulhoso pois a Educação e Saúde têm obtidos muitos avanços e isso nos deixa orgulhosos”, enfatizou. O prefeito citou que 2017 foi um ano difícil em termos econômicos para todos os municípios do país e não foi diferente para Ponta Porã. “Mas enfrentamos tudo de cabeça erguida, cientes da nossa responsabilidade”, afirmou.

“Hoje, a sua prefeitura não deve nada a nenhum fornecedor. Quero aqui agradecer a cada um de vocês, lado a lado, pois me sinto um servidor como todos aqui e sei da importância do nosso trabalho para Ponta Porã”, ponderou. Hélio lembrou que atualmente a Rede Municipal de Ensino conta com 12.845 alunos matriculados, número maior que a população de mais de 40 municípios do Estado. São 1.250 profissionais entre concursados, convocados e estagiários, citou.

O prefeito lembrou ainda da ativação da escola municipal “Prefeito Orlando Mendes”, que funcionará na antiga Escola Batista. “Essa será uma escola de referência, de excelência para toda a rede. Não será melhor que ninguém, apenas referência. Todas as secretarias terão um projeto, um programa específico dentro dessa escola”, afirmou.

“Precisamos derrubar os castelos, lutar contra esses castelos quebrando paradigmas”, concluiu ao lembrar que os avanços continuam em setores como na criação do almoxarifado central, da central de compras e a evidente melhoria na qualidade da merenda escolar. O prefeito, acompanhado de secretários municipais e vereadores, entregou às escolas e Ceinf´s novas bandeiras do país, Estado e município. Hélio assinou ainda termo de adesão do município ao programa Mais Alfabetização.

Marcaram presença na abertura oficial do ano letivo os vereadores Candido Gabínio, presidente da Câmara Municipal, Adãozinho Dauzacker, Laércio Martins, DaNeli Abdulahad, Annie Espíndola, Daniel Marques, Paulo Roberto da Silva, Jelson Bernabé e Farid Afif, além do vice-prefeito Caio Augusto, primeira-dama Vânia Peluffo, secretário de Governo e Comunicação, Eduardo Campos, de Assistência Social Vera Lúcia de Oliveira, presidente do Simted Edevaldo Vieira, além de diretores, coordenadores, servidores administrativos e toda equipe da secretaria de Educação.

Notícias Relacionadas

Prefeitura apoia ação da CAAMS em Ponta Porã A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, participou diretamente das ações desenvolvidas pela Caixa de Assistência dos Adv...
“Economizamos para investir” diz prefeito Hélio Pe... O prefeito Hélio Peluffo reiterou nesta terça-feira, 15, durante ato de entrega de óculos realizado no Centro de Especialidades Médicas ´João Kayatt´,...
Hélio dá boas vindas aos novos servidores   O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, acompanhado de secretários municipais, recepcionou na manhã de ontem a primeira turma de candidatos...
Prefeitura debate Plano Plurianual 2018/2021 A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Finanças debate o PPA (Plano Plurianual 2018/2021), consistindo na avaliação detalhada quanto à a...