Prefeitura e UFGD se unem para criar o Centro de Desenvolvimento Rural do Itamarati

 

O distrito de Nova Itamarati terá um importante instrumento para impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar. O Centro de Desenvolvimento Rural do Itamarati, criado em parceria da Prefeitura de Ponta Porã com a Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

O objetivo é beneficiar moradores do local e de todos os outros assentamentos rurais existentes em Ponta Porã.

Atividades como a piscicultura serão desenvolvidas nos assentamentos com total apoio deste centro que vai reunir técnicos do Município, Estado, professores, pesquisadores  e alunos da UFGD.

Na manhã desta sexta-feira, 12 de maio, foi dado um passo importante para solidificar a parceria do Município com a UFGD. O prefeito Hélio Peluffo e a reitora da Universidade, Liane Maria Calarge, assinaram uma minuta do convênio que será celebrado oportunamente entre as duas partes.

Através desta parceria a UFGD vai montar uma base de estudos e pesquisas no distrito. Para isso uma parte da sede da Subprefeitura será ajustada para receber os alunos e professores durante o desenvolvimento de suas atividades. No prédio deverá ser feito um alojamento masculino e outro feminino para abrigar 40 alunos e professores. Também um refeitório e auditório para que os membros da UFGD possam oferecer cursos para os moradores do distrito.

“O projeto da piscicultura será o ponto de partida. Porém, nosso objetivo é ampliar as ações trazendo todos os cursos que temos para trabalharem aqui, fazendo atividades de extensão. A UFGD está aqui para ajudar e estamos felizes porque conversamos com diversos municípios e a Prefeitura de Ponta Porã demonstrou interesse em agilizar uma parceria conosco. A UFGD é parceria de vocês”, afirmou a reitora.

Hélio Peluffo disse que a parceria com a UFGD vai ajudar a reverter uma situação preocupante: “hoje o distrito de Nova Itamarati é um exportador de mão-de-obra principalmente para a usina de álcool de Maracaju. Nosso objetivo ao estabelecer o acordo com a UFGD é qualificar as pessoas, transformando a estrutura vigente e proporcionando que o Nova Itamarati tenha vida própria”.

Ele destacou a vinda da Universidade como fator decisivo para impulsionar o desenvolvimento local. “Precisamos fortalecer as coisas boas daqui. A presença da Universidade é a garantia de que a semente que estamos plantando hoje vai gerar frutos durante muito tempo. A Universidade ultrapassa as barreiras da descontinuidade da administração pública. Nós passamos. O mandato tem tempo delimitado. Mas benefícios como este devem permanecer e, por isso, a presença da Universidade é fundamental para a continuidade do projeto. Ninguém terá coragem de tirar a UFGD por conta da descontinuidade das ações de uma gestão”.

O prefeito também destacou o valor do que será investido no distrito. “O projeto inicial prevê pelo menos R$ 1,2 milhão de investimento. Por isso precisamos de mais apoio e vou convidar o Governo do estado para também formar parte desta parceria. Aqui está nascendo uma idéia que se tornará exemplo para todos os municípios de nosso estado. Este projeto tem base solida, pois está sendo construído de baixo para cima, com alicerce, por pessoas sérias, competentes, que vêm se doar par acrescer e absorver mais conhecimentos”, enfatizou Hélio.

O encontro ocorrido na manhã desta sexta-feira, reuniu representantes de diversos segmentos da agricultura familiar, professores e alunos da UFGD que vieram conhecer a estrutura do local bem como autoridades como os vereadores  Rony Lino, Wanderlei Avelino, Candinho Gabinio e Laercio Martins; o secretário municipal de Desenvolvimento Dário Honorio e o ex-secretário e presidente da Câmara Municipal, Daniel Valdez – Puka.

Notícias Relacionadas

Prefeitura abre aulas da Escola Municipal de Trâns... Parceria com Ministério Público Estadual e Detran-MS fortalecem objetivo de humanizar leis     A prefeitura de Ponta Porã, através ...
Buraco no meio da pista mostra que Prefeitura acer... O tempo mostrou que a Prefeitura de Ponta Porã agiu certo quando decidiu fazer a interdição de um trecho da rua Comandante Cardoso, nas proximidades d...
Asfalto chega e moradores comemoram no Marambaia A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Obras, abriu a segunda etapa dos trabalhos de pavimentação na região do Grande Marambai...
Guarda Civil Municipal de Fronteira receberá pisto... Na sexta-feira, 02 de março, durante a visita do Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República Carlos Marun, a Ponta Porã o Secretário...