Prefeitura realiza Encontro da ´Melhor Idade´ nesta 6ª feira

Evento contará com palestras e no domingo acontece o 1º Passeio Ciclístico contra Exploração Infantil

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistência Social, realiza nessa sexta-feira, dia 15, encontro municipal da Melhor Idade lembrando o Dia de conscientização contra a violência a pessoa idosa. A reunião acontecerá no salão paroquial da Igreja Matriz São José com intensa programação a ser desenvolvida no período vespertino.

A data foi criada em 2006 pela ONU e pela “Rede Internacional a Violência à pessoa idosa”, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e de não aceita la como normal, mostrando que qualquer ato único ou repetitivo que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança que cause danos, incomodo ou constrangimentos ao idoso é  qualificado como violência. Às vezes as lagrimas são invisíveis mais a violência não.

A secretária de Assistência Social, Vera Lúcia de Oliveira lembra que “faz-se necessário que a população crie consciência da importância da fragilidade e dos direitos do idoso e de não aceitar como normal a impunidade.

Objetivo da ação tem como meta lembrar o Dia de conscientização contra á violência a pessoa idosa em Ponta Porã, trazendo à tona a necessidade de sobreguardar os direitos da Melhor Idade. O Evento da Secretaria Municipal da Assistência Social é desenvolvida em parceria com as secretarias de Saúde, Cras (Centro de Referência da Assistência Social), CAM (Centro de Atendimento à Mulher), Creas (Centro Especializado de Assistência Social, Faculdade Uno Par curso de estética, Faculdade Magsul através do curso de Direito.

Estarão sendo oferecidos multiações voltadas para valorização do idoso dentre as quais orientação jurídica,  Assistência Social, Cultura e lazer, Beleza, Saúde, Caminhada da paz, sob o lema “Não a violência de todas as formas!”

A programação prevê a abertura às 13h. Na sequência, o prefeito Hélio Peluffo apresentará sua mensagem, seguindo com apresentação cultura (Conviver), palestras sobre Creas, vídeo Conviver, apresentação em vídeo sobre o ILPI (Instituto de Longa Permanência de Idosos). Na sequência, baile e atendimento nas tendas com orientações voltadas a pessoa idosa.

No encerramento, está prevista a realização de Caminhada da paz. No domingo haverá passeio ciclístico, a partir das 09h, com largada em frente a sede da secretaria de Assistência Social, na avenida Brasil, lembrando a data de combate ao trabalho infantil.

Notícias Relacionadas

Prefeitura, Sindicato Rural e SENAR firmam parceri... A prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Sindicato Rural do município e SENAR – Serviço Nacional de Apren...
Prefeitura traz a palestra “Mulher Diamante” A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistência Social e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, realiza nest...
Encontro da Melhor Idade reverencia qualidade de v... Prefeito Hélio e primeira-dama Vânia participaram diretamente da programação A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistê...
Empossado Conselho Municipal sobre Drogas em Ponta... O Conselho Municipal sobre Drogas de Ponta Porã voltou a contar com corpo administrativo, sendo assim oficialmente reaberto.  A posse ocorreu na tarde...