A Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã tendo em vista publicações em redes sociais, sem nenhuma apuração, constatação ou opinião técnica, e que faz uso do sensacionalismo sem apresentar nenhuma comprovação sobre a qualidade da água armazenada nas quatro caixas-d’água que abastecem todos os departamentos da Secretaria de Saúde, faz a seguinte nota de esclarecimento.
O fato é que a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, mantém servidores que fazem o trabalho de análise da água consumida no município, obedecendo todas as normas do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua).
Na quinta-feira, dia 30 de janeiro de 2025, uma servidora solicitou a inspeção das caixas-d’água, já que anualmente é feita a higienização de todas as quatro unidades que são interligadas. Quando uma equipe acessou o local onde estão localizadas as caixas foi observado que uma estava com a tampa aberta.
Como nas imediações foram localizados dois morcegos mortos, imediatamente foi solicitada a presença da Vigilância Sanitária com a equipe do programa Vigiágua, solicitada também a presença de um médico infectologista, momento que foi feita a coleta da água das caixas para análise laboratorial.
Ato contínuo, foram feitas entrevistas com servidores e nenhum deles que por ventura poderia ter consumido a água relatou qualquer sintoma gastrointestinal ou precisou de algum tipo de medicamento. A Secretaria Municipal de Saúde repassou toda orientação que caso alguém sinta algum problema nesse sentido que seja relatado e que será dada total atenção e apoio.
Segunda-feira, dia 3 de fevereiro, será feita uma nova coleta da água para análise. Toda documentação que comprova a limpeza dos recipientes está em poder do município e a Secretaria Municipal de Saúde faz essa nota de esclarecimento porque tem o dever de esclarecer qualquer tipo de mal-entendido ou dúvidas e para reforçar o compromisso do município com a saúde dos servidores e de toda a população de Ponta Porã.
Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
Aizar Talavera
Secretário Municipal Adjunto de Saúde