Prefeitura de Ponta Porã promove city tour educativo e reforça compromisso com o desenvolvimento turístico

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo (SDICT), promoveu um City Tour para os acadêmicos e professores do Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana.

A ação faz parte do projeto “Educação Turística”, implementado pela Secretaria, que visa apresentar os principais pontos turísticos do município, destacando as características histórico-culturais dos atrativos. A atividade foi coordenada pelo professor João Caetano, Diretor de Políticas Públicas da SDICT e contou com a colaboração do professor e historiador Nivalcir de Almeida, que orientou os visitantes quanto às informações sobre os atrativos.

A visita se iniciou às 13h30, com saída da praça Pedro Manvailer e passou por pontos como Trevo das Cuias, Onze RC Mec, Linha Internacional, Estação Ferroviária, Castelinho e Museu da Erva Mate.

“Esta ação é uma das atividades do nosso projeto de Educação Turística, que busca promover o turismo histórico-cultural em nossa fronteira. Somos um município com um excelente fluxo turístico devido ao turismo de compras, e queremos aproveitar esse fluxo para oferecer atividades que destaquem nosso potencial cultural e histórico, de modo a aumentar o tempo de permanência dos visitantes em nosso município. O turismo é uma atividade econômica que impacta diretamente a geração de emprego e renda. Estamos atentos e trabalhando constantemente para o fortalecimento do setor”, destacou a Secretária da SDICT, Raquel Lageano Quintino.

Após o City Tour, os acadêmicos participaram de palestras sobre a Educação na Fronteira, com a Prof.ª Mirta Mabel, e sobre a atuação e função da SDICT no município, com o Prof. João Caetano, que destacou o atendimento e fomento à agricultura familiar nos assentamentos, cooperativas, distritos e áreas indígenas no território de Ponta Porã. Para finalizar, houve uma explanação da Prof.ª Eliana Lamberti sobre o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos da UEMS.

Neste sentido, o Prefeito Eduardo Campos reafirma seu compromisso com o setor de turismo, reconhecendo sua potencialidade na geração de emprego e renda, bem como no fortalecimento da identidade cultural fronteiriça. Entre as ações implementadas destacam-se o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), o retorno do município como polo regional de turismo, a elaboração do Plano Municipal de Turismo e outros ordenamentos legais do setor, além do aumento do fluxo aéreo de passageiros no município. Essas iniciativas visam consolidar Ponta Porã como um destino turístico de destaque, promovendo o desenvolvimento econômico e a valorização de sua rica herança cultural.