Abril Verde aborda segurança e saúde no trabalho em Ponta Porã

Campanha Abril Verde destaca importância da segurança nos ambientes de trabalho

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Vigilância em Saúde, realizaram importantes palestras nesta quarta-feira. Trata-se do Abril Verde. Durante todo o quarto mês do ano, a pasta da saúde do município, realiza várias ações abordando os temas de segurança e saúde do trabalhador e as medidas importantes para preservar os profissionais dos mais variados setores na questão de segurança no ambiente do trabalho.

No evento desta quarta-feira, realizado no auditório da Câmara Municipal de Ponta Porã, com a presença do prefeito Eduardo Campos, do secretário de saúde, dr Patrick Derzi, além da gerente da Vigilância em Saúde, Isabela Pini Guerreiro, foram realizadas duas palestras após a cerimonia protocolar de abertura. A primeira com a Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra Cláudia Noriler, que abordou o tema “A importância do fortalecimento da saúde do trabalhador junto ao MPT”. Logo depois, a enfermeira do trabalho do CEREST/MS – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Mato Grosso do Sul,  Carini de Souza, ministrou a palestra “Vislumbre as notificações relacionadas ao trabalho”. O prefeito Eduardo Campos, saudou os participantes e desejou boa palestra aos participantes.

No Abril Verde, o dia 28 é a data que simboliza a conscientização ao Dia Mundial em Memórias as Vítimas de Acidentes de Trabalho, o mês de segurança no trabalho. O Movimento Abril Verde nesta data relembra o marco na história. Em 1969, uma terrível explosão aconteceu em uma mina nos Estados Unidos. Foram 78 trabalhadores mortos. Estudos apontam que atualmente, três vidas por minuto são perdidas em acidentes de trabalho pelo mundo.

A cor verde é a cor que representa a saúde e a segurança do trabalho e a campanha para conscientizar o mês da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O símbolo do Movimento é o laço verde, assim como o de outros tantos movimentos da sociedade em torno de uma causa nobre.

A Coordenadora Estadual de Vigilância em Saúde, Maria Madalena Xavier de Almeida, afirmou que o Abril Verde é um grande mecanismo para a segurança do trabalhador. “O Abril Verde é um movimento que não tem uma coordenação específica. Nasce realmente da necessidade de conscientizar a respeito de doenças e acidentes relacionados ao trabalho. E Ponta Porã é um município importante, que recebe todos os tipos de trabalhadores, muitos vindos do Paraguai. O trabalho da Vigilância em Saúde de Ponta Porã é importante para a região. A equipe é gestora e orientadora de toda essa região, fazendo um grande trabalho, com intervenções onde sejam necessários, para que não aconteçam casos de acidentes e doenças ocasionadas pelo trabalho”, afirmou.

O secretário de saúde, Dr Patrick Derzi afirmou que o mês de abril é importante para segurança do trabalho. “Hoje é um dia de capacitação para nossos servidores. Essa questão da segurança no trabalho é fundamental. Sabemos que muitos trabalhadores ainda sofrem acidentes no exercício da função ou adoecem. E nós estamos aqui para trazer informações, capacitar os servidores para cuidar dessa questão importante que é se manter saudável no ambiente de trabalho”, declarou Patrick Derzi.

Além do prefeito Eduardo Campos, os vereadores Candinho Gabínio – Presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Miudinho – Líder do Prefeito e Waldecir Fernandes, também participaram do dia de palestras do Abril Verde.