
Coleta de ovos de mosquitos nas ovitrampas caiu de 15 mil para 1,6 mil em 30 dias
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Endemias e Vetores (SEV), vem apresentando resultados positivos no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti no município.
Levantamento realizado entre os meses de abril e maio deste ano apontou uma significativa redução na quantidade de ovos do mosquito encontrados nas ovitrampas instaladas pela equipe de monitoramento.
Conforme dados divulgados pelo Setor de Endemias e Vetores, no mês de abril foram coletados 15.917 ovos, com média de 71 ovos por armadilha. Já em maio, o número caiu para 1.602 ovos, com média de 7 ovos por armadilha, representando uma redução de 89%.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito Eduardo Campos determinou a intensificação das ações de combate ao mosquito, com o objetivo de reduzir os índices de infestação e, consequentemente, os casos de doenças como dengue, zika e chikungunya.
“O resultado demonstra a efetividade das ações realizadas pelo Setor de Endemias, através do bloqueio químico, controle mecânico e eliminação de criadouros no município”, destacou a Secretaria Municipal de Saúde.
*Edilson José, Assessoria de Comunicação





