Prefeito em exercício cobrou intensificação dos trabalhos por parte das empreiteiras nos bairros e centro de Ponta Porã
O prefeito em exercício de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 4, engenheiros que fiscalizam a execução de várias obras nos bairros através de parcerias do município com os governos estadual e federal e do Programa Fronteira do Futuro, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento Fonplata, instituição que integra Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Durante a reunião ele cobrou a intensificação dos trabalhos já em execução nos bairros e região central do município, tendo em vista aumento do movimento de final de ano no comércio local.
A reunião comandada pelo prefeito em exercício Agnaldo Miudinho contou com a participação do chefe de gabinete, Unilson Morales; engenheiro e gerente de Obras e Projetos de Execução do programa, Rafael Valenzuela Franco; da engenheira fiscal das obras nos bairros, Kellen Fernandes e do secretário adjunto de Segurança Pública e Trânsito, Raphael Modesto. Agnaldo relatou a necessidade de intensificação dos serviços por parte das empreiteiras a partir de agora para causar o menor transtorno possível para o comércio de Ponta Porã que prevê crescimento das vendas nesse período que antecede ao natal e os festejos de ano novo.
“Conversei com vários comerciantes e todos estão satisfeitos com a realização desse grande projeto da gestão do prefeito Eduardo Campos que vai mudar o visual e estruturar a região central de Ponta Porã. Mas existem preocupações quanto a execução das obras no momento em que o comércio está preparado para atender um maior número de consumidores não só daqui, mas também de municípios vizinhos que vem para cá para fazer compras. Precisamos de um cronograma para tranquilizar a população, principalmente os nossos comerciantes”, disse Agnaldo Miudinho.
Agnaldo também tratou sobre as diversas obras em execução nos bairros de Ponta Porã, projetos que são executados através de parcerias com os governos estadual e federal. A engenheira Kellen que é uma das fiscais das obras informou que a partir de agora será dada atenção aos locais em obras e que serão feitas cobranças para que as empreiteiras deixem todos os locais em ordem antes do recesso de natal. As empresas estão atuando paralelamente a Sanesul, visando mitigar transtornos posteriores e cortes em pavimentos recém executados. Uma das medidas adotadas é a retirada das redes de água das vias pavimentadas, que estão sendo transferidas para o passeio público, dessa forma serão evitados cortes no asfalto caso sejam necessários reparos.
CRONOGRAMA DO CENTRO
Os engenheiros elaboraram um cronograma ressaltando início e conclusão de algumas etapas do projeto. A execução da drenagem na rua Dom Pedro II teve início na manhã desta quarta-feira compreendendo o trecho da rua 13 de Setembro e avenida Marechal Floriano. Esse trecho ficará interditado até a conclusão da obra prevista para o dia 15 de dezembro.
Na avenida Brasil a execução da drenagem no trecho entre as ruas Guia Lopes e Duque de Caxias iniciada no dia 19 de novembro só devem estar concluídas no dia 18 de dezembro. A obra de drenagem da rua Deputado Aral Moreira entre a rua Antônio João e avenida Brasil será concluída até domingo, dia 8. E os serviços de demolições, limpeza e nivelamento para implantação de novo estacionamento na avenida Marechal Floriano entre a rua Deputado Aral Moreira e avenida Presidente Vargas que iniciaram no dia 15 de novembro serão concluídos até 15 de dezembro. Os engenheiros ressaltaram que o cronograma está sendo cumprido, mas a finalização depende das condições climáticas.
OBRA EM QUATRO LOTES
Os engenheiros apresentaram ao prefeito em exercício Agnaldo Miudinho uma síntese das obras de revitalização da linha internacional que estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal com recursos do Fonplata e parceria do Governo de Mato Grosso do Sul. O valor total dos investimentos é de R$ 93,2 milhões com os trabalhos sendo divididos em quatro frentes de trabalhos. As duas primeiras estão focadas em obras urbanísticas, sendo contempladas com ciclovias, pistas de caminhadas, estacionamentos, áreas de convívio e lazer, quadras de esportes, entre outros. As outras duas frentes contemplam obras de infraestrutura com foco na execução de drenagem visando mitigar alagamentos no centro de Ponta Porã.
Com relação a execução dos serviços, o lote 1 cujas obras iniciaram na rua Coronel Santana, na altura do Fortis, até a rua Duque de Caxias, altura da Casa das Embalagens, 52% foram concluídos. Nesse trecho estão incluídas obras de ciclovia, pista de caminhada, estacionamento e novo terminal de ônibus, além da construção com estrutura para apoiar os trabalhadores do setor de fretes, guaritas para controle de fluxo de veículos e iluminação.
No lote 2 com obras iniciando na rua Duque de Caxias até a rua Washington Luís, próximo a rotatória do Shopping China, segundo os engenheiros cerca de 42% dos serviços estão concluídos. Nesse trecho estão previstos ciclovia, pista de caminhada, estacionamento de veículos, iluminação, espaço para eventos, shows e circos, parquinhos infantis e pista de skate, quadras poliesportivas e campo de futebol Society com grama sintética, além de um chafariz.
O lote 3 está com 78,8% das obras executadas. Estão sendo executadas obras de drenagem, alargamento de ruas e colocação de sinalização vertical e horizontal. O lote 4 do projeto está com 73,4% executado, incluindo drenagem, com 100% das obras de alargamento de parte da avenida Brasil já executadas, recapeamento e sinalização de trânsito vertical e horizontal.