AGROFAM: Projeto pioneiro entre Prefeitura Municipal de Ponta Porã e IFMS beneficiará famílias de assentados

Com o intuito de entender melhor a realidade dos assentamentos e da agricultura familiar de Ponta Porã, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo e o IFMS iniciaram uma pesquisa, por meio da aplicação de um questionário.

Os alunos de Agronomia e Gestão do Agronegócio, juntamente com a professora Valéria Mazucato, percorreram as propriedades de todos os assentamentos do município para fazer o levantamento das informações necessárias ao projeto.

Após a aplicação dos questionários, houve a realização da análise dos dados coletados e o perfilamento dos assentamentos e das famílias assentadas. De posse dessas informações, a Prefeitura de Ponta Porã pôde pensar em políticas públicas para potencializar a agricultura familiar, pensando principalmente no abastecimento da comunidade local, na busca de romper com a tendência estadual em que boa parte do hortifrúti consumido vem de outros estados.

O AGROFAM, em sua primeira edição, está sendo realizado nos assentamentos Aba da Serra I e II e Boa Vista, e está contemplando dez famílias, das quais cinco estão implantando hortas e as outras cinco propriedades fazendo pomares. Os beneficiados contam com o apoio técnico e científico do IFMS, nas pessoas do diretor do Campus, o Sr. Izidro de Lima Junior, dos professores coordenadores Rafael Peloso e Sérgio Tapparo e dos dez alunos de Agronomia do IFMS Ponta Porã, além do apoio financeiro da Prefeitura Municipal.

O projeto já concluiu as etapas iniciais de escolha das áreas destinadas, coleta e análise de solo, compra e entrega da primeira remessa dos insumos, construção de poços artesianos, preparação das áreas e recomendação de calagem e adubação. As próximas etapas serão: plantio, montagem de kits de irrigação, promoção de cursos para os produtores e acompanhamento do desenvolvimento dos pomares e hortas, com auxílio no controle de pragas, ervas daninhas e doenças, além de gestão das propriedades e no escoamento da produção.

A ideia é que este seja só o piloto de várias outras edições, nas quais mais famílias serão contempladas, mais alunos do IFMS farão um intercâmbio de conhecimento acadêmico e popular, com essas ações o município de Ponta Porã poderá fortalecer a agricultura familiar –  produzindo parte significativa do hortifrúti a ser consumido pela população local, fazendo ainda o recurso financeiro circular no município e melhorando a renda dos agricultores familiares.

Estima-se que a atual edição do AGROFAM será concluída no primeiro semestre de 2023 quando as hortas e pomares já estarão implantadas e produzindo alimentos saudáveis para a população de Ponta Porã.