Atividades do Conviver terão início no dia 24 no Salão Paroquial da Igreja São José

No ano passado, o Grupo de Dança da Melhor Idade de Ponta Porã recebeu homenagem da Câmara Municipal após conquistar o 1º lugar no Concurso de Dança Coreografada da Melhor Idade, em Dourados - Foto: Arquivo

Projeto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social

A gestão do prefeito Eduardo Campos tem se notabilizado pelos projetos voltados a cuidar das pessoas de Ponta Porã, principalmente daquelas que mais precisam dos serviços públicos. Nesta sexta-feira, dia 17, a secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social, Dilma da Silva, informou que um dos mais importantes projetos desenvolvidos pela sua Pasta é do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CONVIVER – desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o qual iniciará suas atividades neste ano de 2025 agora no dia 24 de janeiro no Salão Paroquial da Igreja São José.
Dilma disse que as atividades do Conviver serão abertas às 13h30m. com encerramento previsto para às 16h30m, tendo como público alvo os cerca de 350 idosos que participam dos projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, como as pessoas que vivem na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), antigo Asilo Cristão de Ponta Porã.
A secretária explicou que o objetivo da gestão municipal é oferecer lazer para os idosos proporcionando momentos de diversão com baile e bingo de boas vindas no retorno das atividades no dia 24 de janeiro. A expectativa é que cerca de 180 idosos estejam presentes no evento da próxima sexta-feira que está sendo preparado com muito carinho pelos servidores municipais.
Segundo Dilma da Silva, a Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver, desenvolve projeto de dança e musicalidade semanal e que isso vai de encontro com os impactos sociais, físicos e psicológicos que os idosos tendem a lidar diariamente. Ela explica que muitas vezes os idosos não tem um ponto de apoio ou refúgio em que possam contribuir para garantir seus direitos perante a sociedade “e com isso temos cada vez mais idosos com mais problemas físicos e psicológicos. Assim, o Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos Conviver, através desse projeto que vai de encontro com as necessidades dessas pessoas idosas garante qualidade de vida, saúde, resgatando autoestima e bem-estar social”.
A coordenadora do projeto Conviver, Nicole Avelar, informou que a tarde do dia 24 será de interação e socialização entre todos os participantes dos distintos polos onde são desenvolvidas diversas atividades, como bailes, ginástica laboral, voleibol adaptado, bocha, jogo de malha, dama, dominó, truco, sinuca, tênis de mesa, xadrez, atletismo, arremesso de pelotas, dança de salão, dança coreografada, artesanato, pintura em tela e feira criativa.
A equipe do CRAS realizará matriculas e rematrículas dos idosos no local. Durante o evento de retomada das atividades, a Secretaria Municipal de Saúde estará presente como parceira, disponibilizando uma equipe de enfermagem para fazer aferições da pressão arterial e para repassar orientações sobre uso de medicamentos. Durante o evento ocorrerão apresentações culturais com dança do Grupo Conviver e terá também uma rodada de bingo e será servido lanches para os participantes.