Prefeitura de Ponta Porã investe na capacitação e melhoria de atendimento no Centro de Atendimento à Mulher
A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistência Social, vem investindo na capacitação e melhoria no atendimento no Centro de Atendimento à Mulher destinada à atenção especializada. Até 2016, o CAM possuía apenas um funcionário destinado a efetuar todo o atendimento.
Em janeiro do ano passado, ao assumir o comando político-administrativo do município, o prefeito Hélio Peluffo determinou a melhoria e ampliação dos serviços prestados e hoje o Centro de Atendimento à Mulher tem prestado importante papel com o objetivo primário da intervenção e cessar a situação de violência vivenciada pela mulher atendida sem ferir o seu direito à autodeterminação, mas promovendo meios para que ela fortaleça sua autoestima e tome decisões relativas à situação de violência por ela vivenciada.
Ressalta-se que o foco da intervenção do Centro de Atendimento deve ser o de prevenir futuros atos de agressão e de promover a interrupção do ciclo de violência. A readaptação do CAM possibilitou a destinação de ambiente reservado para a recepção das mulheres, sala de espera com televisão, local para as crianças desenharem e pintarem, salas para atendimento individual da Assistente Social, psicóloga e Advogada; sala para realização de reuniões; cozinha; e banheiro.
A coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres tem como gestora Ariadne Lauxen, ela salienta o apoio do prefeito Hélio Peluffo e da secretária de Assistência Social, Vera Lúcia de Oliveira no sentido de fortalecer a rede de atendimento à mulher em Ponta Porã.
“O CAM, é um espaço de atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, que proporciona o atendimento e acolhimento necessário à superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania”, lembra Ariadne Lauxen, reforçando que “a Coordenadoria da mulher tem o papel de desenvolver políticas para mulheres com a finalidade de apoiar, assessorar, assistir e articular ações voltadas à mulher. E realizar o desenvolvimento de programas dirigidos a mulher na área da saúde, segurança, educação, qualificação profissional e geração de emprego e renda”, enfatiza.
O balanço das ações desenvolvidas durante o ano de 2017 demonstra um aumento significativo no número de atendimentos psicossocial às mulheres vítimas de algum tipo de violência. Dados oficiais mostram que aproximadamente 1 em cada 69 mulheres é vítima de violência em Ponta Porã.
PROGRAMAÇÃO – A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistência Social, realiza durante todo este mês de março, intensa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. A abertura da agenda acontece no Centro Internacional de Convenções com apresentação e lançamento da campanha. A secretária de Assistência Social, Vera Lúcia de Oliveira destaca o apoio do prefeito Hélio Peluffo e o empenho e participação efetiva de toda equipe da pasta na preparação das atividades.
A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres vem desenvolvendo a programação de forma a mobilizar as ações visando fortalecer a política direcionada às mulheres em todos os setores. A agenda acontece durante todo o mês.
Nesta quinta-feira, dia 08, está programada a 2ª Caminhada pelo fim da Violência Contra a Mulher, com saída em frente à prefeitura às 17 horas, percorrendo a avenida Brasil chegando ao Parque dos Ervais, onde acontecem apresentações culturais com apresentação da banda, apresentação do Grupo Conviver, aulão de zumba prosseguindo com sorteio de prêmios.
No domingo 11, a programação segue com a “Corrida Pela Saúde da Mulher” e show de talentos. Já na quinta-feira, dia 15, acontece palestra com a renomada profissional Nelma Penteado abordando tema “Mulher Diamante”, às 19hs no Centro Internacional de Convenções.
Entre os dias 20 a 31 de março, acontecem rodas de conversa nos Centros de Referência em Assistência Social, com a seguinte agenda: CRAS Marambaia dia 20, 14hs; Sanga Puitã dia 21, 14hs; dia 27 CRAS Coophafronteira 14 hs; dia 28 distrito de Nova Itamarati às 14hs na sede da sub-prefeitura e encerra dia 29 no CRAS Salgado Filho, também às 14hs.
A secretária Vera Lúcia e o prefeito Hélio Peluffo convidam todas as mulheres a participar da programação alusiva ao “Mês da Mulher”, sempre tendo como objetivo o fortalecimento das políticas públicas direcionadas às mulheres em todos os níveis e setores da sociedade.