Campanhas da saúde em Cabeceira do Apa ganham destaque no Ministério da Saúde

Trabalhos da saúde no Distrito de Cabeceira do Apa ganham destaque nacional

Agosto Dourado e outras campanhas realizadas no Distrito de Cabeceira do Apa

são  destaques no Ministério da Saúde

A equipe de saúde mantida pela prefeitura de Ponta Porã, através da secretária municipal de saúde no Distrito de Cabeceira do Apa, continua realizando várias campanhas importantes na região do Apa. As ações tem levado atendimento às comunidades de todas as localidades próximas.

De acordo com o médico do distrito, Alberto Furini, uma das campanhas realizadas foi o Agosto Dourado, que marca a Campanha da Semana do Aleitamento Materno em todo o Brasil. Furini afirma que as mulheres gestantes da localidade tiveram todas as orientações sobre a importância do aleitamento materno.

“Reunimos as mulheres aqui no posto de saúde do distrito, onde realizamos todas as orientações e abordamos a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses, complementado até os dois anos e os benefícios do aleitamento maternos para os bebês e para as mães. Os recém-nascidos precisam ser amamentados porque o leite materno diminui inúmeros problemas de saúde nas crianças. Doenças como alergias, infecções, entre outras são evitadas com a amamentação, que ainda previne e combate do câncer de mama nas mulheres, enfim, abordamos vários assuntos importantes sobre o aleitamento materno”, afirmou dr Alberto Furini.

No Agosto Dourado, as mulheres gestantes distrito de Cabeceira do Apa contaram ainda com a importante presença do FAC – Fundo de Apoio a comunidade, coordenada pela primeira-dama do município, Vânia Peluffo.

Destaque nacional – Os trabalhos realizados no distrito Cabeceira do Apa por toda a equipe e pelo médico Alberto Furini em época de pandemia da Covid-19, atravessou os limites do município e se tornou destaque nacional.

O Ministério da Saúde realizou campanha de prevenção e combate ao coronavírus em todo o Brasil. Vídeos de médicos de várias partes do país orientavam a população de como se prevenir para evitar a proliferação da Covid-19 e o SUS selecionou dr Alberto Furini, como um dos médicos a gravar vídeos orientando a população sobre os perigos do coronavírus.

Os trabalhos desenvolvidos no Distrito de Cabeceira do Apa pela equipe do posto de saúde da localidade e pelo dr Alberto Furini tiveram grande repercussão no Ministério da Saúde e o SUS e credenciaram dr Alberto Furini a representar os médicos do governo federal em todo o Brasil, através de um vídeo com o médico abordando os cuidados que deveriam ser tomados para evitar a proliferação da doença.

O vídeo, uma chamada, gravada por dr Alberto Furini, foi um convite feito pelo Ministério da Saúde no final de 2020. O vídeo foi gravado e continua sendo veiculado nos canais abertos de televisão, em suas paginas nas redes sociais e outras plataformas como o youtube por exemplo. “Foi uma honra receber o convite e gravar o vídeo para o Ministério da Saúde. Ponta Porã e o distrito de Cabeceira do Apa ganharam destaque e isso é muito importante para nós, porque mostra que estamos no caminho certo e fazendo um bom trabalho para a saúde de nossas comunidades”, declarou dr Alberto Furini.