A Casa do Trabalhador de Ponta Porã tem alcançado e batido metas importantes para a inserção de profissionais no mercado de trabalho nos últimos anos e a intenção agora é ampliar o atendimento ao público.
E para isso, foi montada uma parceria com a Secretaria de Assistência Social, através das unidades do Cras – Centro de Referência da Assistência Social. De acordo com Álvaro Bitencourt, coordenador da Casa do Trabalhador em Ponta Porã, a ideia é levar a Casa do Trabalhador para os bairros da cidade.
“Nós estamos buscando melhor atender a nossa população, levando nossos serviços até a população dos bairros da nossa cidade. Com a colaboração das equipes da Assistência Social, através do Cras, oferecemos oportunidades de emprego, auxiliamos na obtenção da Carteira de Trabalho e também captamos novas vagas junto às empresas da região. Essa ação é uma recomendação do prefeito Eduardo Campos, que através dessas medidas, tem colaborado para que o índice de desemprego caia sempre no município”, afirmou Álvaro Bitencourt.
Segundo o coordenador Álvaro, as ações em parceria com a Assistência Social já foram realizadas na Coophafronteira, Parque dos Ipês 2, Marambaia, Sanga Puitã e no Centro Pop. Nas ações é possível fazer cadastro para procura de empregos, cadastro de número para pis/pasep/nis/nit, consulta de numeração de pis/pasep/nis/nit, consulta e cadastro para a criação da carteira de trabalho, consulta a seguro-desemprego, além da formalização de experiências de trabalhos informais. Ao todo foram realizados cerca de duzentos atendimentos nas unidades do Cras somente nos primeiros meses do ano. Os cadastros e outras ações devem continuar durante o restante de 2023.
* Diretoria de Comunicação