CEINFs de Ponta Porã recebem kit de robótica

Robô Interativo Mobil introduz robótica educacional em matriz curricular

Nos últimos anos, a Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, está implantando a robótica em toda a REME – Rede Municipal de Ensino -. Desde o inicio de 2016, o município está empenhado em aprimorar a qualidade da educação oferecida. Em um primeiro momento, a robótica foi destinada aos estudantes do ensino fundamental e agora chega à educação infantil, através dos CEINFs – Centro de Educação Infantil.

Na manhã desta segunda-feira, o Prefeito Eduardo Campos esteve no CEINF Joana Ferreira Franco Barrios, para realizar o lançamento da robótica nos CEINF’s do município, ao lado da secretária adjunta de educação, Eliana Aparecida Araújo Fernandes e da diretora do CEINF Joana Barrios, Greice Toral, o Prefeito foi conferir de perto mais esse avanço alcançado em sua gestão na educação de Ponta Porã.

“Temos uma meta muito ousada para a instalação da robótica na nossa Rede Municipal de Ensino. Para alcançar esse objetivo, estamos adotando metodologias ativas de ensino, que visam preparar os alunos para serem protagonistas de seu próprio aprendizado. Além disso, estamos investindo em recursos tecnológicos inovadores para proporcionar uma educação de alta qualidade, igualdade de oportunidades e alinhada com os desafios do mundo contemporâneo. Nesse sentido, estamos orgulhosos em anunciar que as escolas e CEINF’s que atendem crianças do Pré I, Pré II e Ensino Fundamental I receberão kits de robótica, o chamado “Robô Interativo Mobil”. Esses kits têm como objetivo introduzir a robótica educacional como parte integrante de nossa matriz curricular. Através da robótica, é possível ensinar programação, raciocínio lógico e desenvolver o pensamento computacional em nossas crianças. Essas habilidades são fundamentais para prepará-las para os desafios do século XXI”, declarou o Prefeito Eduardo Campos.

O professor responsável pelo setor de tecnologia educacional do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Rubens Paz, fala em inovação e capacitação das crianças atendidas pela REME. “Acreditamos que esses investimentos em recursos modernos e pedagogia inovadora irão proporcionar uma aprendizagem significativa para nossos estudantes, capacitando-os a serem bem sucedidos em um mundo cada vez mais tecnológico e interconectado. Estamos comprometidos em garantir que nossos alunos tenham acesso a oportunidades de aprendizado de alta qualidade e estejam preparados para enfrentar os desafios do futuro. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para promover a excelência na educação em Ponta Porã”, afirmou Rubens Paz.