A falta de conscientização quanto ao cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro reflete no condutor muitas vezes apenas na hora de desembolsar o pagamento da multa. E isso é uma realidade que não é “privilégio” apenas em Ponta Porã. Estatísticas do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apontam que o condutor brasileiro é desobediente quando o assunto são as regras, principalmente no quesito cinto de segurança e uso do telefone celular ao volante, previstas no CTB.
E Ponta Porã, não foge a esse cenário preocupante, já que os dois fatores são fundamentais na segurança no trânsito. Dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública, através da Coordenadoria de Trânsito, apontam que o motorista pontaporanense está se descuidando quanto ao respeito às leis.
Mais da metade das multas aplicadas são a falta do uso do cinto de segurança, responsável por 51,5% das sanções, seguida mais abaixo pelo uso indisciplinado do aparelho de telefone celular ao volante.
E esses números são em sua grande maioria responsável pelo aumento no número de acidentes no trânsito, seja de pequeno, médio ou grande vulto. E a partir de agora, os agentes de trânsito e policiais militares não precisam mais parar os veículos para aplicar as multas pelo uso do telefone celular ao volante e pela falta do cinto de segurança.
O Supremo Tribunal Federal anulou, em decisão proferida no início deste mês, anulou a lei estadual 3.469 de dezembro de 2007, que só validava a multa com a identificação do condutor.
Com a decisão do STF, os motoristas devem redobrar a atenção e evitar a infração, lembra o Secretário Municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes. “Desde novembro do ano passado, a multa pela utilização do telefone celular passou de média para gravíssima e o valor é de R$ 293,47”, reforça o Secretário. Ele diz que a primeira orientação para a Guarda Civil Municipal é quanto a conscientização das novas regras. Depois, vem a aplicação da Lei.
DADOS – Além da falta do uso do cinto de segurança e do uso do telefone celular, a estatística da Secretaria de Segurança Pública mostra ainda outras irregularidades flagradas no trânsito em Ponta Porã e que resultaram em multas: estacionar sobre a faixa destinada ao pedestre, avançar o sinal vermelho, estacionar ao lado de outro veículo em fila dupla, deixar o passageiro de usar o cinto de segurança, estacionar no passeio, transitar pela contramão em via com sinalização, estacionar nas esquinas a menos de 5 metros da calçada, além de outras pequenas infrações.