Melhorar a Comunicação entre profissionais de saúde é fundamental para a secretaria de saúde
A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Saúde do município, realizou no mês de abril uma palestra voltada para os profissionais da saúde. Com o tema “Como Está a Sua Comunicação?”, a palestra teve como objetivo melhorar a relação humana entre os servidores da saúde.
A palestra foi conduzida pela fonoaudióloga e gerente da Vigilância em Saúde de Ponta Porã, Isabela Pini Guerreiro. “A comunicação em todos os setores é primordial. No atendimento a saúde é fundamental. Então promover algo que vai facilitar e ajudar na comunicação entre os profissionais da saúde é extremamente proveitoso e importante. Isso qualifica o servidor em todos os sentidos, tanto na convivência com os demais profissionais, como no atendimento a população”, declarou Isabela Guerreiro.
Durante a palestra, Isabela abordou tópicos importantes no tema da comunicação. “O que é a comunicação? Quais as falhas e conflitos na falta de comunicação? O que é voz e os cuidados? Vários temas sobre a comunicação, que de forma direta serve aos profissionais foram abordados. Os cuidados, a motivação, o respeito, a empatia. Enfim, todos os fatores que contribuem para a boa convivência entre os profissionais. A melhoria dos processos de comunicação é uma das ações dos serviços de saúde para assegurar mais segurança e o melhor atendimento aos pacientes. Isso é uma preocupação constante da Secretária de Saúde”, afirmou a gerente de Vigilância em Saúde de Ponta Porã.
A qualificação e capacitação dos profissionais da saúde, vem sendo promovida com várias palestras e atividades realizadas pela secretaria de saúde de Ponta Porã. “Nossa preocupação em atender a população, passa primeiro pela qualificação dos servidores. Servidor qualificado e preparado presta serviços de excelência para quem necessita de atendimento. A comunicação entre os profissionais é uma dessas qualificações. Com certeza palestras e ações como essas contribuem muito no rendimento do profissional”, finalizou Isabela Guerreiro.