O Conselho Municipal de Segurança Pública, entidade formada com a participação das forças policiais da fronteira e, entidades da sociedade civil organizada, que tem a missão de ser a integração entre todos os envolvidos em segurança pública no município de Ponta Porã.
Nesta reunião foram substituídos membros do Poder Legislativo, que agora passa a ser representado pelo Vereador Marcelino Nunes de Oliveira, o ingresso no corpo do Conselho Municipal de Segurança Pública dos Defensores da Fronteira e do Conselho da Comunidade, ambas associações sem fins lucrativos e que têm trabalho realizado no sentido de amparar financeiramente as forças de segurança e atuar dentro dos presídios da cidade. Também foram substituídos membros das Organizações Religiosas e da Polícia Rodoviária Federal.
Para o Secretário Municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, o momento é ideal para reforçar as parcerias entre Guarda, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e todas as entidades que participam do Conselho. “Quando as Polícias Civil, Militar e PRF atuam, toa a população sente os efeitos. Nós precisamos unir esforços para estarmos mais presentes nos Distritos de Nova Itamarati, Sanga Puitã e Cabeceira do Apa, pra levar mais tranquilidade e segurança para esta parte da população. Juntos, chegamos muito mais longe”, finalizou Candinho Gabínio.
O presidente do grupo Defensores da Fronteira, Marcelo Brito, fez uma breve explanação sobre a atuação do grupo junto ao Conselho Municipal de Segurança Pública. “Os Defensores da Fronteira atuam desde 2012 e nossa intenção é ser o elo de ligação entre as forças policiais de nossa fronteira e ajudá-las financeiramente. No ano de 2024, conseguimos levantar aproximadamente R$ 400.000,00, que foram divididos entre nossas forças. Para este ano, pedimos cerca de R$ 700.000,00 e esperamos ser atendidos”, destacou.
Participaram da reunião os seguintes representantes: Maj. QOPM Ryo Sato – Polícia Militar, Matheus Tarchetti Peixoto – Polícia Civil, Gabriel Oriente Pereira e Marcelo Spies – PRF, Alex Sandro Alves de Lima da Guarda Civil Municipal de Fronteira, Ana Lúcia de Souza da Assistência Social , Marcelino Nunes de Oliveira representante do Poder Legislativo, Helton Carlos Matos da Associação Comercial , Igor Renato Souza Santos do Corpo de Bombeiros Militar , Flávia Almeida Passos do Detran, Rose Luce Lino de Lima Cagavna da Igreja Católica, Osvaldo Vieira de Oliveira da Igreja Evangélica, Selino Melgarejo da Associação dos Moradores, Karla Raquel de Souza Galdino do Conselho Tutelar , Rafael Amorim Cavalcanti da Receita Federal e Vanesa A. O. Crespo do Poder Executivo, além da Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Isabel Cristina do Amaral.
Foi feita votação para inclusão do CMSP a participação da Associação dos Defensores da Fronteira. Titular: Marcelo Rodrigues Brito e suplente Edson Almeida e Conselho da Comunidade Titular: Telmo Verão Farias e Suplente Júlio Cesar Lacerda da Silva.
* Pedro Zadyr – SMSP