Cônsul e conselheiro da Embaixada da China visitam Prefeitura de Ponta Porã

Comitiva chinesa durante visita no gabinete do prefeito Eduardo Campos na manhã desta quarta-feira, dia 30 de julho – Foto: Fabi Agüero

Prefeito Eduardo Campos reforça interesse em parcerias e investimentos chineses na fronteira

O prefeito Eduardo Campos recebeu na manhã desta quarta-feira, 30 de julho, uma comitiva oficial da China composta pelo conselheiro da Embaixada no Brasil, Sun Yan; pelo cônsul Wang Qi, além dos representantes da comunidade chinesa na fronteira, Chen Haijing e Li Fei. O encontro, realizado na sede da Prefeitura de Ponta Porã, contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, e dos secretários municipais Paula Consalter Campos (Governo e Comunicação), Daniel Kayatt (Saúde), Dilma da Silva (Cidadania e Inclusão Social) e Candinho Gabínio (Segurança Pública).
Durante a reunião, o prefeito destacou a forte presença da comunidade chinesa na região de fronteira com Pedro Juan Caballero e elogiou a solidariedade demonstrada por empresários chineses em momentos de crise. “Quando o Rio Grande do Sul enfrentou as enchentes no ano passado, recebemos importantes doações feitas pela comunidade chinesa. Uma atitude que fortalece a relação de amizade e confiança entre nossos povos”, afirmou Campos.
O conselheiro Sun Yan e o cônsul Wang Qi agradeceram a hospitalidade e reiteraram o compromisso da China em promover a integração com as comunidades locais. Eles destacaram que, em resposta à tragédia no sul do país, foram destinadas doações de cerca de R$ 8 milhões, além do envio de equipes especializadas no resgate de pessoas, animais e apoio veterinário.
A comitiva também demonstrou interesse estratégico na rota bioceânica que ligará o Brasil ao Chile, projeto apresentado na Secretaria de Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “A China é o maior parceiro comercial do Brasil e está disposta a investir em infraestrutura e tecnologia na região. Nosso país é confiável e diferente de outras potências, não impõe barreiras comerciais arbitrárias”, declarou o cônsul Wang Qi, em referência à política tarifária dos Estados Unidos.
O presidente da Câmara, Agnaldo Pereira Lima, revelou que está em andamento um estudo para que Ponta Porã se torne cidade-irmã de um município chinês. “Já temos inclusive um documento redigido em mandarim. Nosso objetivo é fortalecer laços e atrair investimentos chineses”, disse.
A secretária de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, apresentou os projetos estratégicos da atual gestão, como a criação do Parque Tecnológico Internacional (PTIN), que tem como meta transformar Ponta Porã em um hub logístico da América do Sul. “A China é referência em tecnologia e logística. Estamos trabalhando com prospecção ativa de investidores e a parceria com o país pode alavancar a economia regional, especialmente no agronegócio”, enfatizou.
Ao final da visita, a comitiva chinesa se comprometeu a organizar uma agenda de encontros em Brasília para aprofundar os diálogos e articular parcerias institucionais e comerciais. O conselheiro e o cônsul citaram como exemplo o investimento chinês na integração ferroviária com Laos, fronteira no sul da China, e elogiou as obras estruturantes conduzidas pela gestão municipal, especialmente a revitalização da linha divisória entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.
Edilson José, Assessoria de Comunicação

O cônsul Wang Qi e o secretário da Embaixada da China em Brasília, Sun Yan, entregaram presentes ao prefeito Eduardo Campos e secretária Paula Consalter Campos – Foto: Fabi Agüero