Consultas e exames cancelados em função de greve

A paralisação dos caminhoneiros afetou diretamente o agendamento de consultas, exames e procedimentos ambulatoriais em todo o Mato Grosso do Sul. Por conta do movimento, a secretaria de Estado de Saúde cancelou toda a agenda prevista para esta segunda-feira (28), terça (29) e quarta-feira (30) e informou aos municípios a decisão, em função da dificuldade de atendimento. As secretarias municipais de Saúde desde a semana passada já encontravam obstáculos para o translado dos pacientes, face a falta de combustível.

A prefeitura de Ponta Porã não encontrou outra alternativa em função da decisão da Gerência de Regulação Ambulatorial no Estado e cancelou os agendamentos previstos para estes três dias. Na semana passada, o prefeito Hélio Peluffo havia determinado racionamento de combustível, prevalecendo apenas o atendimento emergencial, como na área de saúde.

Em ofício endereçado à secretaria de Saúde, a Gerência de Regulação Ambulatorial, através do coordenador Uemerson dos Santos Pinheiro informou que “considerando a atual situação que encontra-se o país em relação a paralisação dos motoristas bloqueando a tramitação de veículos nas rodovias do Estado em território nacional, e que muitos municípios do interior do Estado já sofrem com a falta de abastecimento de combustível inviabilizando o transporte de paciente para capital para atendimento em saúde, e diante da restrição das secretarias de Saúde no encaminhamento de pacientes com agendamento definido”, a gerência informou que o cancelamento das autorizações de consulta, exames e procedimentos ambulatoriais agendados nas datas de 28, 29 e 30 de maio dos municípios do interior e serão priorizadas para atendimento posterior.

“Essa gerência não medirá esforços para realização das ações acima e garantirá os atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).