Covid-19: Prefeito Hélio Peluffo debate questão fronteiriça com ministro do interior do Paraguai

“Discutimos com o ministro do Interior do Paraguai, Euclides Acevedo, e diversas outras autoridades governamentais, de saúde, segurança e empresários, a questão do fechamento da fronteira e o interesse dos setores econômicos em flexibilizar a quarentena mediante um quadro epidemiológico controlado como o atual. Foi um debate franco e construtivo que deve render frutos”, disse o prefeito Hélio Peluffo logo após participar de uma importante reunião em Pedro Juan Caballero sobre a questão sanitária entre as cidades de Ponta Porã e Pedro Juan.

Na semana passada ocorreu uma reunião prévia quando o prefeito Hélio apresentou proposta de viabilizar uma barreira sanitária única com propósito de controlar o acesso para os dois lados da fronteira, e assim garantir o ir e vir dos cidadãos brasileiros e paraguaios tanto de um lado quanto outro, foi a principal proposta apresentada pelo prefeito Hélio Peluffo durante reunião no Centro de Convenções.

O prefeito Hélio Peluffo ponderou sobre o apoio que Ponta Porã e o Governo do Estado podem garantir na viabilização de uma barreira sanitária única a ser instalada em ponto da linha internacional, visando realizar o controle de acesso para as duas cidades. O presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan, Victor Hugo Barreto ponderou sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor, afetando diretamente a economia local.

“Isso não pode acontecer e precisamos do apoio das autoridades de Ponta Porã para mudarmos esse cenário de pessimismo”, afirmou o dirigente classista. O prefeito Hélio Peluffo ponderou que Ponta Porã está pronta para ajudar naquilo que for viável. Ele lembrou que a estrutura de saúde pública montada pela prefeitura está pronta, com equipe e equipamentos no Centro de Especialidades Médicas “João Kayatt” e no Hospital Regional “Dr. José de Simone Netto”.

A reunião foi realizada no Centro Internacional de Convenções e a princípio era para ser uma reunião ampliada visando tratar da prevenção ao coronavírus dentro de uma plataforma conjunta de ações entre as duas cidades, Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Mas, do lado paraguaio, compareceu apenas o presidente da Câmara de Comércio, Victor Hugo Barreto como representante das demais autoridades.

O secretário de Saúde de Ponta Porã, Dr. Patrick Derzi lembrou da estrutura com 15 leitos hoje disponíveis, devendo chegar a 30 nos próximos dias. No lado brasileiro, a movimentação vem gradativamente sendo retomada, mas no lado paraguaio, a determinação do governo do país vizinho é apertar ainda mais o controle sanitário e o fluxo de pessoas nas ruas, mas isso tem preocupado comerciantes de todos os segmentos, pois já vem ocorrendo uma significativa desaceleração na oferta de empregos.

O prefeito Hélio Peluffo disse que o município de Ponta Porã vem adotando medidas restritivas mas sempre preocupado com a economia local. No que compete à questão de reabertura da fronteira, o prefeito de Ponta Porã fez questão de afirmar que o Poder Executivo está pronto para colaborar naquilo que for necessário, mas respeitando a soberania do país vizinho no tocante ao fechamento da linha internacional urbana.

“Estamos prontos para ajudar e colaborar no que for necessário para a reabertura, defendemos um posto de controle sanitário único permitindo a realização de exames médicos rápidos possibilitando que o cidadão fronteiriço cruze a faixa fronteiriça de um lado para outro de forma segura”, ponderou Hélio Peluffo. Ele citou que o governador Reinaldo Azambuja já se prontificou em apoiar a ação.