“Cuidando bem de Ponta Porã” foi implantado nas escolas em 2020

Cartilha foi entregue em cerimônia que reuniu o Procurador Geral do Município, Ricardo Soares, secretária de Educação Maria Leny e o secretário de Meio Ambiente Fabricio Cervieri

A prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio e Ambiente, sempre foi comprometida com a questão ambiental no município. Dentre as ações desenvolvidas pela pasta, a cartilha “Cuidando bem de Ponta Porã – Resíduos Sólidos” foi uma que ganhou grande espaço nas escolas da REME – Rede Municipal de Ensino.

No mês de setembro, a prefeitura de Ponta Porã, através da pasta do Meio Ambiente entregou 5.550 cartilhas de educação ambiental “Cuidando bem de Ponta Porã – Resíduos Sólidos” e 5.550 folders com informações sobre a coleta seletiva no município para a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer.

A cerimônia de entrega foi realizada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Fabricio Cervieri, secretária municipal de Educação, Maria Leny Antunes Klais e o procurador Geral do Município, Ricardo Soares.

“A atual gestão municipal tem realizado inúmeras iniciativas, que buscam incentivar as boas práticas junto a população. Assim por meio das políticas públicas do meio ambiente de forma integrada com a educação, realizamos essa importante ação que possibilita uma cartilha voltada para os alunos da rede municipal de ensino” disse Fabricio Cervieri.

A secretária municipal de Educação, Maria Leny Antunes Klais destacou a importância do material educativo para ampliar o conhecimento e conscientizar a comunidade escolar nas boas práticas na cultura da sustentabilidade.

De acordo a secretária Maria Leny, a ideia é promover o comprometimento das crianças e futuros cidadãos com o meio-ambiente.

“As cartilhas são um importante instrumento para abordar em sala de aula, o tema resíduos sólidos, de acordo com objetivos estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Política Nacional de Educação Ambiental” frisou Leny.

O conteúdo da cartilha serve para ensinar os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, a separar corretamente os resíduos, a repensar atitudes, reduzir o consumo, reutilizar e reaproveitas os materiais.

Estes materiais foram elaborados com textos ilustrativos e coloridos que chamam a atenção do aluno, com linguagem simples e atrativa, onde este aluno poderá colocar em prática tudo o que aprendeu e ainda poderá conscientizar seus amigos e familiares, sobre o destino correto dos resíduos sólidos.

Além disso, estes materiais são considerados como atividades complementares para fixar a aprendizagem e ampliar o conhecimento na temática resíduos sólidos. Os materiais são fruto de parceria realizada entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e a de Educação, Esporte, Cultura e Lazer. Sua elaboração foi coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e contou com o apoio da empresa Deméter Engenharia Ltda.

Cabe ressaltar que, todas estas informações irão fortalecer as medidas que favorecem a conservação do meio ambiente, em especial do Município, além de contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

Os materiais são uma ferramenta fundamental para que os educadores possam trabalhar com seus alunos, de forma clara sobre o sistema de coleta seletiva e o trabalho deve continuar em 2021.