Interesse de faculdades em implantar curso cria cenário positivo e deverá tornar cidade polo em gestão de saúde
Ponta Porã poderá se tornar referência regional, estadual e até nacional na área de medicina com o curso a ser implantado. Até agora, já são três instituições de ensino interessadas na manutenção do curso: Universidade Brasil de Ensino Superior, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (com sede no Estado de São Paulo) e a Faculdade Estádio de Sá já estiveram em Ponta Porã em audiência com o prefeito Hélio Peluffo, quando apresentaram o desejo de vir ao município.
O interesse da Faculdade Presbiteriana Mackenzie pela implantação do curso de medicina em Ponta Porã, pode tornar o município referência na área e atrair a atenção de futuros profissionais, criando cenário para que Ponta Porã seja também destaque em gestão de saúde. O reitor da Mackenzie e presidente do Conselho de Reitores de Universidades Privadas do Brasil, professor Doutor Benedito Aguiar Neto destacou, durante sua visita a Ponta Porã quando foi recebido em audiência pelo prefeito Hélio Peluffo, que encontrou condições favoráveis para a cidade receber o curso da instituição, inclusive com a instalação de residência médica.
O reitor visitou o hospital regional ´Dr. José de Simone Netto´, quando conheceu todo o funcionamento da unidade hospitalar, e destacou a gestão e estrutura de atendimento. Ele também esteve com o prefeito Hélio Peluffo no hospital Cassems, onde foram atendidos pela diretora Sônia Cintas e pelo médico Faissal Alderete Esgaib.
O reitor da Faculdade Mackenzie, Benedito Aguiar Neto salienta que o projeto de implantação do curso parte com medicina, mas que também contempla a viabilização da residência médica. “Assim, podemos ter a oportunidade de oferecer ao futuro profissional sua fixação na região, melhorando as condições de atendimento e sobretudo, fazendo com que esse médico fixe moradia após sua formação”, atesta o reitor.
Corumbá e Ponta Porã estão entre os 28 municípios selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) para implantar cursos de graduação em medicina. O termo de compromisso que formaliza a autorização foi assinado com os prefeitos e representantes das secretarias de saúde, em Brasília (DF). O prefeito Hélio Peluffo destacou que a visita dos diretores da Faculdade Mackenzie é um excelente indicativo de que Ponta Porã terá um curso de medicina à altura dos grandes centros.
Na visita, o prefeito esteve em vários pontos na cidade que poderá abrigar a sede do curso de medicina. A Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária de terça-feira, 17, a área próxima ao hospital regional para local da futura faculdade de medicina. “Estamos fazendo todos os esforços para garantir um curso de qualidade”, atestou o prefeito Hélio.
O Ministério da Educação efetuou um levantamento com intuito de identificar quais municípios teriam condições de receber os novos cursos de medicina. A ampliação dos cursos preservará a qualidade da formação médica nacional.
“Ponta Porã está entrando em um novo patamar na saúde pública do país. Teremos o fortalecimento da regionalização e descentralização da saúde. Nossa população só tem a ganhar. Especialidades, exames, diagnósticos, tratamentos já poderão ser feitos aqui tão logo aconteça a formação da primeira turma de médicos. É uma grande vitória população corumbaense”, disse o prefeito Hélio Peluffo.
De acordo com a coordenação do projeto, os municípios selecionados passaram por uma seleção criteriosa em relação à capacidade de saúde. Foram avaliados equipamentos existentes no município, quantitativo de leitos no município.
A previsão é que a entrega dos cursos seja feita em dezembro deste ano. “O próximo passo agora é abrir o edital de seleção de mantenedoras, no qual as faculdades serão selecionadas nesses municípios que assinaram o termo de compromisso”, disse o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Henrique Sartori.
O processo deve durar oito meses. No Estado, três instituições oferecem o curso: Universidde Federal de MS (UFMS), Universidade Estadual de MS (UEMS) e Uniderp.
ESCOLHA – O reitor da Mackenzie, professor Doutor Benedito Aguiar Neto disse que viu um cenário totalmente positivo para a implantação do curso de medicina da instituição e a reunião com o prefeito Hélio Peluffo solidifica esse objetivo.
Ele disse que a escolha recai por Ponta Porã pela posição estratégica do município na região e pelo levantamento efetuado pela Faculdade Mackenzie no aspecto sócio-econômico/social, encontrado características altamente positivas, principalmente no tocante ao apoio que o município está garantindo, tanto em logístico como suporte em informações e dados necessários para a vinda da Mackenzie para Ponta Porã com seu curso de medicina. “Encontramos aqui um cenário altamente viável e estaremos encaminhando todas as ações necessárias para oficializarmos junto ao Ministério da Educação nosso objetivo da implantação do curso de medicina aqui em Ponta Porã”, afirmou o reitor Benedito Aguiar.
O prefeito Hélio, por sua vez, fez uma minuciosa explanação acerca dos avanços obtidos em vários setores do município, notadamente na área de Saúde, como a questão do hospital regional, assumida pelo Governo do Estado e repassada a administração a uma organização social.
“Temos tido total apoio do governador Reinaldo Azambuja com investimentos concretos no município, como no hospital regional”, enfatizou o prefeito Hélio. Os diretores da instituição visitaram as instalações do hospital regional ´Dr. José de Simone Netto´, onde conheceram todos os setores e demonstraram satisfação em conhecer a estrutura de atendimento da unidade hospitalar, a maior da rede pública em toda a faixa de fronteira.
Nesta semana, o prefeito recebeu diretores das Faculdades Estácio de Sá, Silvio Pessanha e Danieli Biacio.