Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Integrado realizam reunião sobre estiagem e situação de emergência

A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, mantiveram reunião na manhã de quarta-feira, dia 22, para debater sobre os possíveis prejuízos causados pela estiagem do final do ano, para a eventual decretação de emergência.
O período de estiagem, que normalmente acontece no Brasil entre os meses de setembro à dezembro, pode impactar diretamente a colheita de soja, prevista para iniciar nos próximos, já que a chuva veio tarde e pode ter provocado quebra na safra na região sul do Mato Grosso do Sul.
Para que exista reconhecimento por parte do Governo Federal e dos Bancos, é necessário a decretação de emergência em razão da estiagem pelo Município e após, ser confirmado pelo Governo Estadual e Federal. Com isso, os produtores rurais podem acionar o seguro contra perdas e ter acesso à créditos.
Para que a Defesa Civil decrete situação de emergência, é necessário a avaliação dos dados sobre quebra. “Essa primeira reunião foi provocada pelos próprios agricultores, que estão preocupados com o efeito da estiagem. Vamos levar tudo ao conhecimento do Prefeito Eduardo Campos e no final, se for o caso, publicar o decreto de situação de emergência devido à estiagem”, disse o Secretário Municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, responsável pela Defesa Civil.
“Os agricultores estão preocupados com a quebra em razão da estiagem. Nós vamos pedir números para as entidades relacionadas ao agronegócio, para que possam servir de base para eventual decretação do estado de emergência. O impacto é em toda a cadeia produtiva, desde a agricultura familiar, até as grandes lavouras. O reflexo da estiagem atinge diretamente a geração de emprego e renda, além da agricultura e pecuária”, segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Integrado Raquel Lageano Quintino.
Participaram da reunião, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, a secretária de Desenvolvimento Integrado Raquel Lageano Quintino e os servidores Nelson Ibanhas e Evanilda, além do vereador Gabriel Arce.

* Pedro Zadyr – SMSP