Durante discurso na Câmara, prefeito diz que populismo não combina com responsabilidade fiscal

Prefeito Eduardo Campos durante discurso com plenário lotado na Câmara Municipal de Ponta Porã – Foto: Edilson José

Eduardo Campos defendeu medidas austeras quando necessárias, criticou a demagogia e destacou a importância da responsabilidade fiscal na gestão pública

O prefeito Eduardo Campos participou, na noite de segunda-feira (15), da sessão que elegeu a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o período que se inicia em 1º de janeiro e segue até 31 de dezembro de 2026. Por unanimidade, o vereador Jelson Bernabé (Republicanos) foi eleito presidente do Legislativo.

Ao se dirigir aos parlamentares, Eduardo Campos destacou a importância institucional da eleição da Mesa Diretora e defendeu a atuação conjunta entre os poderes. Segundo ele, o trabalho harmônico entre Câmara e Executivo é fundamental para garantir uma gestão eficiente e resultados concretos para a população.

“O momento é histórico. Quando vereadores trabalham irmanados, conseguem fazer uma boa gestão e entregar ao Executivo o resultado que tanto esperamos. A Câmara Municipal tem responsabilidade. Nenhum gestor gosta de tomar medidas austeras ou amargas, mas a responsabilidade nos impõe essas decisões. Eu, como prefeito, não abro mão da responsabilidade fiscal para fazer discurso fácil e demagogo”, afirmou.

O prefeito ressaltou que a maioria dos vereadores tem demonstrado compromisso com a cidade e não se rende ao populismo. “São parlamentares que sabem enfrentar dificuldades. Todas as vezes que precisamos, a Câmara esteve presente, atendendo não apenas às demandas do Executivo, mas principalmente da população de Ponta Porã. Não fomos eleitos para sermos populistas, mas para tomar decisões responsáveis, ainda que impopulares”, declarou.

Durante o discurso, Eduardo Campos também criticou a demagogia e o oportunismo na política. “O que machuca e corrói é a deslealdade. Há quem hoje faça juras de apoio e amanhã aja de forma contrária, criando ainda mais dificuldades para quem age com hombridade e ética. A sociedade repudia esse tipo de comportamento, não aceita mais hipocrisia e cobra coerência dos agentes políticos”, disse.

O prefeito aproveitou a ocasião para agradecer à atual Mesa Diretora, presidida pelo vereador Agnaldo Pereira Lima, pelos avanços alcançados ao longo da gestão. “A Câmara sempre esteve com o braço amigo e a mão estendida para Ponta Porã. O município não estaria no patamar em que está hoje sem o apoio dos vereadores. Apostamos no trabalho do Agnaldo e sabíamos da sua capacidade de agregar”, ressaltou.

Sobre o novo presidente eleito, Jelson Bernabé, Eduardo Campos afirmou ter confiança na condução dos trabalhos legislativos. “Ponta Porã não espera menos de você, Jelson. Os vereadores fizeram a escolha certa. Você é preparado, companheiro e coerente entre o que fala e o que faz. Chegou a sua vez pela sua capacidade. Parabenizo todos os vereadores pela maturidade na renovação da Mesa Diretora e desejo sucesso a todos os membros eleitos”, concluiu o prefeito.

A Mesa Diretora que vai dirigir os trabalhos da Câmara Municipal em 2026 ficou com a seguinte composição: Presidente: Jelson Bernabé (Republicanos); 1º vice-presidente: Carlos Bordão (PSDB); 2º vice-presidente: José Menino Júnior (PSDB); 1º secretário: Edinho Quintana (PT); 2ª secretária: Natália Velasques (PSDB).

*Edilson José, Assessoria de Comunicação

Prefeito Eduardo Campos com a nova Mesa Diretora e demais vereadores logo após a eleição – Foto: Edilson José