O prefeito Hélio Peluffo reiterou nesta terça-feira, 15, durante ato de entrega de óculos realizado no Centro de Especialidades Médicas ´João Kayatt´, que sua administração municipal pauta pela economia na gestão dos recursos públicos no sentido de ampliar a capacidade de investimentos em todas as áreas.
“Vivemos uma crise muito forte na economia do país e isso requer muito cuidado na gestão do dinheiro público”, disse o prefeito Hélio, lembrando que o município de Ponta Porã vive uma situação financeira estável graças à política de austeridade com os gastos. “Estamos com nossas contas em dia, com todos nossos fornecedores pagos e vamos economizar cada vez mais, pois isso nos dará condições de investir durante todo nosso mandato”, atestou o prefeito.
O ato de entrega de óculos contou com a presença do secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi. O prefeito Hélio lembrou ainda que na área de saúde, em seis meses o município já realizou 50 mil consultas e os investimentos permitiram melhorar a qualidade no atendimento. Hélio lembrou que hoje Ponta Porã possui serviço de oncologia no hospital Cassems, dentro de um convênio firmado pela prefeitura permitindo que os pacientes em tratamento de câncer possam ser atendidos perto de casa.
“Isso melhora significativamente o tratamento, pois o paciente não sai do conforto do seu lar, é acompanhado pela família e tem maior tranquilidade para seguir sendo medicado e acompanhado”, disse.
Nesta nova etapa de entrega de óculos, foram mais 60 pacientes beneficiados. O Dr. Patrick Derzi reafirmou que o trabalho da secretaria de Saúde vem ampliando o atendimento. O prefeito Hélio Peluffo informou que está em estudo a implantação de um novo sistema de consulta, permitindo a melhora e agilidade para que a população tenha acesso rápido a consulta e exames. “Estamos trabalhando para melhorar a sistemática de atendimento na área de saúde e em um curto espaço de tempo estaremos colocando em prática”, disse.
Hélio também lembrou da ampliação do prazo da carreta Sesc em Ponta Porã, de outubro para dezembro. A notícia confirmada pelo secretário de Saúde é um sinal positivo da atenção dada no período em que o programa Sesc Mulher e OdontoSesc estão atendendo em Ponta Porã. O programa, que ficaria até outubro, agora seguirá atendendo até 15 de dezembro.
Dentro do processo de modernização e agilização do atendimento na área de saúde, neste ano com o acesso à internet em todas as unidades de saúde, o setor de regulação do município de Ponta Porã passou a divulgar e fortalecer a descentralização do Sistema de Regulação – encaminhamentos de consultas e exames para outros municípios – e cartão SUS nas unidades de saúde.