Eduardo Campos apoia possível volta de ferrovia a Ponta Porã

Prefeito participou audiência pública comandada pelo deputado estadual Pedrossian Neto

O já antigo sonho de reativação da estrada de ferro entre Ponta Porã e Campo Grande volta a ser motivo de esperança para os pontaporanenses e todos os sul-mato-grossenses e ganha novos e importantes aliados. Depois de analisar as justificativas da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – em excluir o ramal ferroviário de Ponta Porã – o deputado estadual Pedrossian Neto, saiu em defesa da inclusão do ramal até a fronteira e para isso, realizou audiências públicas nos municípios de Sidrolândia e Maracaju. Pedrossian Neto reuniu a Assembléia Legislativa, prefeitos, empresários, produtores rurais entre várias autoridades, para que nenhum município do antigo ramal fique de fora. Em Ponta Porã, a audiência pública foi realizada nesta sexta-feira e contou a participação de autoridades de municípios de toda região, inclusive com presenças de representantes dos Departamento de Amambay e Concepcion, Paraguay.

Para o deputado Pedrossian Neto, o trecho de Ponta Porã foi tirado dos planos depois de estudos técnicos da ANTT, que avaliaram que o ramal colocaria em risco todo o certame por ser inviável financeiramente. Já que pelos cálculos da ANTT, ocasionaria prejuízos de mais de 600 milhões de reais no período de 60 anos de concessão. O custo de investimento e outras despesas de R$ 1,594 bilhão não compensaria a estimativa de orçamento de 981 milhões de reais no mesmo período. “Estamos abordando uma questão de 60 anos de concessão. O Estado deixou de contar com a ferrovia devido ao histórico de concessões mal sucedidas. Que ocasionou o abandono e o sucateamento de parte de nossa malha ferroviária. Por isso lançamos o movimento “MS de volta aos trilhos”, para não deixar nenhum município de fora desse importante projeto de desenvolvimento econômico de nosso Estado. Nossa ideia é que a malha ferroviária seja reativada de Campo Grande a Ponta Porã sem deixar ninguém para trás. Se no passado, que era tudo muito mais difícil, Ponta Porã contava com o ramal, porque agora, que é mais viável e mais fácil, não podemos ter a ferrovia de volta?”, questionou ao público, o deputado Pedrossian Neto.

O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, já havia participado da audiência pública do município de Maracaju e nesta sexta-feira na Câmara Municipal de vereadores em Ponta Porã, falou da importância da reativação da estrada de ferro no município. “Seria de uma grande importância para Ponta Porã e toda nossa região, inclusive Departamentos “Estados” e municípios paraguaios que teriam uma nova modalidade de transporte para uma região de alta produtividade em vários segmentos, como agricultura e pecuária, por exemplo”, afirmou o prefeito pontaporanense. “Não podemos esquecer, que a ferrovia não atenderá somente Ponta Porã e os municípios vizinhos, mas também atenderá a Pedro Juan Caballero e outros Departamentos aqui próximo a fronteira, será um importante ramal de escoamento de tudo que é produzido na nossa região”, concluiu Eduardo Campos.