Eduardo Campos leva mensagem aos Vereadores na reabertura dos trabalhos legislativos

O Prefeito Eduardo Campos esteve nesta manhã, na Câmara Municipal de Vereadores de Ponta Porã. Em seu pronunciamento, ele fez questão de agradecer aos Vereadores pela parceria e o desprendimento de caminhar lado a lado – Executivo e Legislativo – durante o ano de 2023.

“Caminhamos ombreados em 2023 e enfrentamos e superamos pautas difíceis, duras, mas que no final, são em prol do desenvolvimento de nossa cidade e que acabam levando melhoria e qualidade de vida às pessoas. Meu obrigado a esta Augusta Casa de Leis que entende o seu papel e faz o seu dever. 2024 será um ano melhor para nós”, destacou o Prefeito Eduardo Campos.

Para o Prefeito, o ano que passou foi de desafios enormes para as gestões que estavam iniciando seus mandatos, como a Estadual e a Federal. Ele considera natural a queda de alguns recursos durante este primeiro ano de mandato, devido à complexidade e a grandeza dos desafios encontrados.

Eduardo Campos prestou contas de seu primeiro ano de mandato e, acabou destacando o início deste ano, com 71 frentes de obras em execução na cidade, que totalizam 380 milhões de reais em investimentos, principalmente em infraestrutura. Na Educação, os investimentos  em educação ultrapassam os 15 milhões de reais em equipamentos e materiais e equipamentos pedagógicos para nossos alunos, além de garantir atualização salarial real para os Professores.

A Assistência Social teve 5,6% dos seus recursos investidos diretamente nos programas sociais, de recém-nascidos a idosos, além de cestas básicas, são alguns dos exemplos de programas executados pela Assistência Social. O Projeto Conviver, no bairro São Domingos, recebeu uma piscina aquecida nova, para atender os idosos.

O Prefeito Eduardo Campos aproveitou para apresentar o COMSOCIAL – Comitê Intersetorial de Políticas Públicas Sociais e de Desenvolvimento – e seus números. O COMSOCIAL reúne pastas que de certa maneira tratam dos mesmos assuntos e desta forma, todos os evolvidos em algum tema, sentam-se à mesa para delinear, planejar e executar com maior precisão para otimizar a aplicação de recursos públicos. Só no ano passado, ano de sua implantação, teve 2.531 pessoas alcançadas por cursos de qualificação e geração de renda; 2.387 hortaliças foram produzidas e entregues para idosos, escolas e comunidade em quatro hortas comunitárias; • 2.458 pessoas beneficiadas diretamente por eventos multidisciplinares que vão desde as ações das carretas da saúde até game no bairro.

No ano de 2023, foi realizado concurso público e processo seletivo, para contratação e substituição de servidores em diversas áreas. Mais de 700 já foram chamados para atender as Secretarias Municipais.

Sobre as obras grandes, Eduardo Campos falou sobre a pavimentação asfáltica em andamento no Jardim Planalto, Residencial Ponta Porã II, Vila Áurea/Panambi, Jardim das Rosas e Salgado Filho, Mooca e acesso à Universidade Federal. Estão em continuidade a pavimentação asfáltica no Distrito de Nova Itamarati, no Jardim Universitário e no prolongamento da Rua Guia Lopes. Logo começa o Jardim América, Ipê III e Rua Guadalajara e prosseguem em ritmo normal duas obras estratégicas para a segurança do trânsito e para a circulação de mercadorias em torno da cidade: a construção do Contorno Viário Sul, com uma alça para o aeroporto através da Rua Batista de Azevedo e a duplicação da MS-164, entre o trevo do Contorno Viário e a rotatória da Secretaria de Obras.

A nossa gestão está conectada com o comércio local e através do diálogo, sentimos as suas necessidades e trouxemos diversos cursos de qualificação, parceria com o SEBRAE e a construção do PTIN, onde também vai funcionar o Centro de Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Memória do Tereré.

A instalação do Porto Seco vai trazer um grande número a mais de caminhões, o que vai gerar emprego, renda e integração para nossa cidade e acabará interligando Ponta Porã à Rota Bioceânica, em um futuro próximo.

Participaram os Secretários Municipais: Fábio Caffarena, Dulce Manosso, Mirta Eloíza Salinas Landolfi, Fabrício Cervieri, Patrick Derzi, Ricardo Soares, Vera Lúcia de Oliveira, André Manosso, além dos Secretários Adjuntos Alex Frediane, Carlos Nóbrega, Antonio Frederico de Moraes e Ângela Derzi e Joanílson dos Santos Silva, além de Rafael Fração de Oliveira – Diretor Presidente do PREVIPORÃ.