Eduardo Campos: “parcerias estratégicas consolidam Ponta Porã como município moderno e eficiente”

Prefeito Eduardo Campos durante pronunciamento na Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 4 – Foto: Wilhan Filgueira

Em discurso na abertura do ano legislativo, o prefeito agradeceu os vereadores pelo diálogo produtivo e dedicação de todos em contribuir para o crescimento da cidade

O prefeito Eduardo Campos participou na manhã desta terça-feira, dia 4, da abertura dos trabalhos legislativos no ano de 2025. Logo ao chegar para a sessão foi recepcionado pelo presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, e pelos demais vereadores que cumprimentaram o prefeito pelo trabalho que vem realizando no município. Em seu discurso, Campos ressaltou a legítima e soberana manifestação popular nas eleições do ano passado quando foi eleito juntamente com os 17 vereadores, integrantes do Poder Legislativo Municipal.
“Essa decisão soberana da nossa população, por si só, nos une e fortalece para a missão principal que é entregar obras e serviços que contribuam para a população pontaporanense viver cada dia melhor. “Nossa cidade vive um momento de transformação e inovação, e é fundamental reforçarmos o compromisso com um futuro sustentável, tecnológico e preparado para os desafios das próximas décadas. A harmonia entre os poderes e a construção de parcerias estratégicas são pilares essenciais para consolidarmos Ponta Porã como um município moderno e eficiente”, disse o prefeito, agradecendo em seguida cada um dos vereadores e vereadoras pelo diálogo produtivo e pela dedicação em contribuir para o crescimento da cidade.
Eduardo Campos relembrou as palavras que havia dito na solenidade de posse: “Não prometo milagres, mas prometo dedicação. Não prometo soluções fáceis, mas prometo trabalho árduo. É assim que vamos lutar para transformar desafios em oportunidades e sonhos em realidade. E não faremos isso sozinho, mas contando com a colaboração ativa e crítica deste Poder Legislativo que tanto tem cooperado com o progresso e a paz social”, seguiu sua fala fazendo comentários sobre algumas das muitas ações executadas e em andamento na Prefeitura Municipal de Ponta Porã, “fruto do esforço de uma equipe de profissionais competentes – os nossos servidores públicos – que trabalham de forma incansável e produtiva. A eles, nosso reconhecimento e gratidão!”, destacou.
Logo depois, o prefeito disse que o compromisso com a vida e a saúde são essenciais e prioridade maior, sobretudo para ampliar o alcance e a qualidade dos serviços que a Prefeitura já presta à população. “Como todos sabem, expandimos a infraestrutura de atendimento, com a entrega de duas Unidades Básicas de Saúde, ativamos o CAPS Infantil e modernizamos o atendimento no Centro Regional de Especialidades Médicas João Kayatt. O desafio agora é informatizar os dados e utilizar a tecnologia da informação para agilizar a regulação, reduzir as filas e fazer os atendimentos especializados e os exames mais complexos chegarem mais rapidamente a quem mais precisa. Inclusive com a ampliação do uso da telemedicina que têm apresentado ótimos resultados por conta do diagnóstico rápido e eficiente”, afirmou.
Logo depois explanou sobre a educação. “Estamos nos preparando para a volta às aulas com o firme propósito de levar para as salas de aula o modelo de Educação 4.0 que visa preparar nossas crianças e jovens para os desafios do amanhã. A Educação 4.0 tem como objetivo incentivar a autonomia e o protagonismo dos alunos, de modo a prepará-los para a inserção na sociedade digital”. Depois disse que entregou o prédio ampliado da nova Funcespp (Fundação de Cultura e Esportes), juntamente com o Centro Cultural Dona Iracema, praticamente duplicando a capacidade de oferta de programas de formação no contra-turno, tanto de esporte, música como em outras atividades de formação integral. “Também ampliamos sete salas de aula no Ceinf Marli Rojas Cavalheiro e ativamos 10 salas de aula no Ceinf Eugênia Gonzales da Silva. Estamos concluindo as obras inacabadas de Centros de Educação Infantil – está pronto o Ceinf Carandá e vamos concluir o Ceinf do bairro São João e o outro existente no Manoel Padial, próximo ao Jardim Ivone. Está programada a construção de uma escola de 13 salas de aula, através do Novo PAC do Governo Federal na região do São Tomaz e o Governo do Estado está construindo outra de 20 salas de aula no Kamel Saad, aumentando bem a oferta de vagas no município”, ressaltou.
O prefeito também falou sobre a assistência social. “Diariamente atendemos centenas de famílias em situação de vulnerabilidade, socorrendo-as em todas as suas necessidades. Essa atuação ganhará dois reforços importantes com a construção da Casa da Mulher Brasileira e a atuação do Instituto Caía que vem para ampliar o atendimento de crianças e jovens que participam do nosso Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Esses dois projetos foram conquistados pela Paula junto à Itaipu Binacional, a quem nós agradecemos”, ressaltou Eduardo ao lembrar o poder de articulação da secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos.
RENDA E HABITAÇÃO
O prefeito aproveitou para falar sobre os cursos de geração de renda e profissionalizantes, oficinas em diversas áreas de interesse da comunidade que continuarão abrindo portas para um futuro promissor aos que desejarem crescer e aprender. Também citou a habitação. “O ano de 2024 é um marco da retomada do programa habitacional do município, uma vez que avançamos na construção de 34 casas pelo programa Lote Urbanizado e estamos erguendo em ritmo acelerado as 186 unidades habitacionais no Bairro Alegrete. Além disso, estimamos que neste ano de 2025 mais de 2.500 imóveis serão regularizados, visto que mais de 1.500 imóveis estão em processo de regularização fundiária no Distrito Nova Itamarati e cerca de 500 imóveis estão em fase de regularização no bairro Ministro Salgado Filho. Ainda, 280 imóveis dos Bairros Ipê II e Ipê III, e 220 imóveis dos bairros Guy Vilela, São Bernardo e São Rafael, estão em fase de regularização através do programa Lar Legal”, afirmou.
Já na parte final da sua mensagem aos vereadores, o prefeito falou sobre investimentos em infraestrutura que continuam em ritmo acelerado em todo o município, garantindo qualidade de vida e mobilidade urbana mais eficiente e segura para a população. Destacou o avanço das obras de revitalização da Linha Internacional, bem como a implementação da rede de drenagem no centro que vai acabar de vez com os alagamentos na área central da cidade; falou que prosseguem as obras de finalização do Contorno Viário Sul, da duplicação da MS-164 e, “como todos sabem, já liberamos o trecho que estava com problemas do Contorno Viário Norte, consertado sem ônus para o município”; logo depois voltou a reforçar a meta de asfaltar 100% da cidade e, “nesse sentido, contamos com a parceria com o governo estadual, governo federal e a nossa bancada em Brasília; depois falou que começou em 2024 a aplicação de R$ 30 milhões em pavimento novo atendendo os bairros Nova Ponta Porã, Vila Maísa, Jardim Coimbra, Nova Itamarati e Sanga Puitã, recursos liberados pelo governador Eduardo Riedel dentro do programa MS Ativo Municipalismo. Disse que o asfalto também chegará ao Júlia Cardinal, através do projeto Calha Norte. “Contamos com o decisivo apoio do senador Nelsinho Trad, um grande amigo e parceiro do município, estamos preparando para iniciar o primeiro lote de asfalto em vias rurais dos distritos de Itamarati e Dorcelina Folador. São mais de 10 quilômetros de vias que vão facilitar a vida e a produção destas operosas comunidades”, disse.
FIM DO LIXÃO E DESENVOLVIMENTO INTEGRADO
Eduardo Campos disse que não poderia deixar de registrar uma obra ambientalmente muito significativa para Ponta Porã que é o fim do lixão com a implantação do aterro sanitário. “O processo está em andamento e deve ser concluído até o final desse ano”.
Na sequência disse que a Prefeitura incentiva e promove o desenvolvimento integrado, atuando em todas as frentes que geram empregos, renda e oportunidades para a população, diretamente ou através de parcerias com a iniciativa privada. Citou alguns exemplos, como a instalação de 10 estufas para hortifruti nos assentamentos; a conquista da posse do “Casarão”, antiga sede da fazenda Itamarati, onde será um complexo de inovação na agricultura familiar. “Estamos adquirindo alimentos e leite da agricultura familiar fomentando a produção e contribuindo para a segurança alimentar. Instituímos a Sala do Empreendedor na sede e no distrito de Nova Itamarati para apoiar quem pretende atuar no município. Ponta Porã está preparada para um novo ciclo de desenvolvimento econômico. O fortalecimento do programa Cidade Empreendedora, o Parque Tecnológico Internacional e o CEIMPP avançam consolidando a cidade como um polo de inovação e empreendedorismo, promovendo parcerias com universidades e empresas para estimular a pesquisa e a criação de novas tecnologias”, afirmou.
Também destacou que a economia criativa tem apoio cresce e gera renda no município, com destaque para o projeto Feira Fronteira Criativa que é um divisor de águas nessa área. “Importante mencionar que estamos investindo em um ecossistema de inovação, onde tecnologia, empreendedorismo e educação caminham lado a lado, onde o NIPE (Núcleo de Inovação e Planejamento Estratégico) tem um papel relevante. Projetos como a Rota Bioceânica, o Porto Seco, o Parque Tecnológico Internacional, o Centro de Cultura, Inovação e Empreendedorismo e o Centro de Inovação para a Agricultura Familiar somam forças e competências para pavimentar um caminho que nos leva a um futuro de crescimento e prosperidade. Estamos plantando um tempo de progresso com sustentabilidade e inovação para a nossa terra. Um caminho que nos levará a dias melhores, com mais inclusão e prosperidade para todos. Temos consciência que há muito por fazer e que pouco avançaremos se andarmos sozinhos. Essa é uma jornada de união e trabalho, para a qual conto com a imprescindível parceria e apoio de cada um dos integrantes desta Casa de leis. Que este novo ano legislativo que se inicia seja marcado pelo diálogo, pela construção coletiva e pelo compromisso com um futuro cada dia mais promissor para todos que vivem nesta abençoada fronteira. Vamos em frente na busca do desenvolvimento e inovação para uma vida melhor! Que Deus, que tem sido generoso com a gente, continue a nos proteger com saúde, sabedoria e paz!”, finalizou o prefeito Eduardo Campos.

Presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, convidou o prefeito Eduardo Campos para transmitir a mensagem do Executivo para os vereadores