Eduardo Campos participa de lançamento do programa “Campo Mais Seguro”

Prefeito participou de lançamento que visa levar mais segurança a área rural dos municípios da região de fronteira

O Prefeito Eduardo Campos esteve participando nesta sexta-feira do lançamento do programa “Campo Mais Seguro. A cerimônia de entrega de placas de monitoramento nas propriedades rurais cadastradas no programa foi realizada em Ponta Porã, na Fazenda Rincão Borevi, e contou a participação de várias autoridades civis e militares.

O programa “Campo Mais Seguro – Policiamento Rural”, oferece um sistema de prevenção criminal com uso de monitoramento georreferenciado no Estado. Policiais militares foram treinados e capacitados para atuar no patrulhamento rural em todos os biomas de Mato Grosso do Sul, do Pantanal ao Cerrado. A exemplo das outras regiões, em Ponta Porã os policiais vão operar um sistema que possui aplicativo específico onde são cadastradas as propriedades rurais. Em caso de ação criminosa, a Polícia Militar terá agilidade no envio de viaturas aos pontos sensíveis.

Além do prefeito Eduardo Campos, estiveram presentes da cerimônia, o Coordenador do Policiamento Rural da PMMS, Coronel PM Gilberto Gilmar de Santana, comandante do Policiamento de Área “CPA1”, Coronel PM Rodrigo Alex Potrich, comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel PM Edson Guardiano de Oliveira.

O Comandante de Área “CPA 1”, Coronel PM Gilberto Gilmar de Santana, afirma que a atuação da Polícia Militar com o patrulhamento rural em parceria com as produtores rurais, vai aumentar a segurança no campo. “Será uma grande arma contra a criminalidade nas áreas rurais. Com o “Campo Mais Seguro”, se torna possível a integração entre os produtores rurais e a Polícia Militar, Vai ser um policiamento específico para a comunidade rural. Com certeza, vamos ganhar mais segurança nas fazendas e propriedades rurais de Mato Grosso do Sul com esse monitoramento”, disse o Coronel Santana.

Para o comandante do 4º BPM de Ponta Porã, Tenente-Coronel PM Guardiano, o patrulhamento rural vai aumentar a capacidade de segurança do município no campo e na cidade. “Esse programa é excelente, a Polícia Militar trabalha essencialmente na área urbana, mas nós temos as demandas rurais e esse trabalho com as propriedades rurais possibilita os nossos cuidados com o campo. Com a patrulha rural, agora nós podemos levar a segurança também para essas áreas importantes de produção, dando tranquilidade aos que trabalham na zona rural dos municípios que abrangem o 4º BPM”, declarou Guardiano.

O produtor rural e proprietário da Fazenda Rincão Borevi, Pompílio Cabral de Jesus Junior, disse que a partir de agora a segurança é maior nas áreas rurais do município. “Esse trabalho é essencial para nossa segurança no campo, principalmente pelo valor agregado que se tem dentro de uma propriedade, será muito bom para segurança do produtor e dos funcionários. Hoje nós temos a certeza de que a segurança olha para o homem do campo. Como nossa região é muito extensa, ter o acesso direto com o patrulhamento rural agora, nos passa mais tranquilidade, como é bom ver que a segurança pública está olhando para o agronegócio em nossa cidade e região. Ver que o Governo do Estado está preocupado com a segurança do campo é muito bom. Ter esse apoio é muito importante”, declarou Pompílio.

O prefeito Eduardo Campos falou aos produtores rurais e aos membros da Polícia Militar presentes na solenidade e declarou a importância da presença da Polícia Militar nas propriedades rurais. “Só temos a agradecer ao governador Eduardo Riedel por esse programa “Campo Mais Seguro”. Essa é uma ação da Polícia Militar que vai dar o respaldo que o produtor merece, espera e precisa. Essas ações da PM atuando nas ocorrências dentro das propriedades rurais vai gerar tranquilidade ao setor produtivo de nossa região”, afirmou o prefeito Eduardo Campos.