Eduardo Riedel e Eduardo Campos participam da abertura da 1.ª Feria de Negócios da Fronteira

A 1.ª Feira de Negócios da Fronteira, organizada pela Gran Logia Simbolica del Paraguay e pela Grande Loja Maçônica de Mato Grosso do Sul teve início na manhã desta sexta-feira, 15, para uma seleta plateia. O evento tem a perspectiva de fazer com que os dois países retomem a bilateralidade nos negócios, parada desde 2016, de forma a estimular o crescimento econômico da região.

Em sua fala de abertura, o Sereníssimo Gran-Maestro da Gran Logia Maçônica del Paraguay, Roque Olinte, falou sobre a importância de eventos que unem Instituições que buscam a integração de todos os segmentos de negócios. “As Lojas Maçônicas de Brasil e do Paraguay trabalham para potencializar a região, com fomento dos modelos de negócios existentes para trazer desenvolvimento aos dois Países”, destacou.

Logo em seguida, foi a vez do Prefeito Eduardo Campos discursar. “Enquanto gestores, ficamos satisfeitos em ver a nossa Ponta Porã, com mais um evento desta envergadura, que une dois países interessados em realizar negócios aqui. Recebemos este ano a Ponta Agrotec, a EXPORÃ e agora a 1.ª Feira de Negócios da Fronteira. Esperamos ao final sair daqui maiores do que entramos, com muito conhecimento e bons negócios realizados”, destacou Campos.

Para o Prefeito Eduardo Campos, eventos como esse, são novo vetor de crescimento, oportunidade de criação de emprego e renda, que acabam, fundamentalmente, trazendo desenvolvimento para a região.

Já o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Mato Grosso do Sul, Ademar Freitas, começou citando o cientista Jean Piaget, que disse: “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.

Com essa fala de abertura, Ademar Freitas fez uma breve explanação sobre o envolvimento e trabalho que a Maçonaria realiza diuturnamente, sempre na direção de formar pessoas com caráter, honra para que depois, sejam pessoas dignas e honestas em seus negócios.

A primeira palestra apresentada na parte da manhã, foi a do Governador Eduardo Riedel, que falou sobre a Rota Bioceânica aos presentes. Com domínio do assunto, trouxe dados pertinentes à sua fala. O projeto tem 3.320 km de extensão, passará por quatro países e levará produtos através da rodovia até os portos do Chile.

“A Rota Bioceânica é a precursora, que abre caminhos para o desenvolvimento por onde passa. É preciso fazer estradas suspensas no Pantanal, estacionamentos para carretas, infraestrutura para receber o ir e vir das pessoas, receber escritórios de outros países que se instalam em nosso Estado. Todo mundo já está movimentando para que os desafios sejam superados em conjunto e a Rota Bioceânica entre em funcionamento o quanto antes”, destacou o Governador Eduardo Riedel.

Quando implementada, a Rota Bioceânica trará economia nos custos operacionais de transporte de mercadorias e agregados, já que o tempo de atracagem nos portos do Chile são muito mais rápidos que nos portos de Santos e Paranaguá. No Chile, um navio atraca, carrega e descarrega em no máximo dois dias, enquanto nos portos brasileiros, são necessários em torno de dez dias.

Ainda falando sobre as potencialidades do Mato Grosso do Sul, o Governador Eduardo Riedel deixou claro que ele e sua equipe trabalham todos os dias, para deixar um ambiente favorável a expansão dos negócios e não só do agronegócio, mas de todos os modelos possíveis de serem implantados aqui. “Estamos investindo forte em infraestrutura para receber grandes indústrias geradoras de empregos aqui no Mato Grosso do Sul. O Poder Público tem que fazer a sua parte, mas quem alavanca os negócios, é a iniciativa provada”, finalizou.

Logo após, seguiram as palestras que terminam somente neste sábado, com delicioso jantar. Eduardo Riedel, o Prefeito Eduardo Campos, o Secretário da Seilog Hélio Peluffo, receberam convidados para um almoço e em seguida, Riedel e Peluffo seguiram para Corumbá, avaliar de perto os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram aquela cidade.