Em parceira com IFMS, Prefeitura fomenta a cadeia produtiva da apicultura

Nesta última quinta-feira, ocorreu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo de Ponta Porã reunião conjunta com a TecnoIF para tratar do Projeto Jovem Apicultor que busca fomentar a cadeia produtiva da apicultura na região do Assentamento Itamarati.

A TecnoIF é uma incubadora de empresas mista e, por isso, atua não só com o desenvolvimento de projetos de alta tecnologia, mas também negócios de impacto social. Nesse sentido, o interesse em participar da estruturação da apicultura no assentamento Itamarati surge do intuito de organizar a cadeia produtiva local, fortalecer as organizações sociais envolvidas e trazer desenvolvimento para a região.

O processo de incubação se inicia com a formalização da equipe e da identidade da organização social articuladora, para então percorrer um processo de capacitações técnicas e de modelo de negócios, além dos procedimentos legais para a regularização do entreposto e da certificação dos produtos.

Espera-se que ao final do processo de incubação, a associação esteja composta e pronta para administrar o entreposto e que suas lideranças estejam capacitadas para gerir de forma estratégica os produtos locais. Espera-se também que a marca local esteja bem desenvolvida para representar a identidade e os valores do grupo envolvido.

Além do Secretário Caio Augusto e equipe técnica da IFMS em Ponta Porã, também estiveram presentes na reunião, a Sub Prefeita do Itamarati, Natália Velasques, o Presidente da Associação de Apicultores, Sr. Goleiro e o Sr. Puka Valdez.

Destaca-se que esta é mais uma ação do Prefeito Hélio Peluffo, que visa fortalecer a agricultura familiar criando oportunidades para a geração de emprego e renda dos assentados e cooperados do município de Ponta Porã.

* Assessoria de Comunicação