Empreendedores de Ponta Porã participam de capacitações gratuitas em Dia da Oportunidade

Feira com empresários locais e sessão de negócios fizeram parte do evento realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal

Nesta terça-feira (06), empreendedores de Ponta Porã puderam aprender mais sobre gestão financeira, vendas, marketing digital e atendimento ao cliente durante o Dia da Oportunidade. Realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento gratuito reuniu mais de 200 pessoas no Centro Internacional de Convenções do município. Além de conhecimento, a ação levou para o público uma ampla programação composta por sessão de negócios e feira com empreendedores locais.

Representando o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, o secretário municipal de Governo, Fábio Caffarena, destacou a importância do evento para o município. “Somos parceiros do Sebrae nesse evento que é tão relevante por trazer ao pequeno empresário a possibilidade de crescimento. Essa ação possibilita que os empreendedores locais façam networking e obtenham conhecimento para que possam melhorar a empresa. Ponta Porã é terra de oportunidades e essa união entre o poder público e o Sebrae vem para fomentar isso e dar apoio ao comércio local”, pontuou o secretário.

Para o conselheiro do Sebrae/MS e diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect MS), Márcio de Araújo, que esteve presente no evento representando o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o Dia da Oportunidade é uma grande iniciativa que tem um impacto positivo no território, gerando o desenvolvimento.

“Sou pontaporanense e, para mim, é uma alegria ver o trabalho que está sendo feito por meio do programa Cidade Empreendedora. Aqui temos pessoas e líderes interessados em negócios, além de toda oportunidade que só uma cidade como Ponta Porã pode proporcionar por estar localizada na fronteira. Hoje o município é uma Cidade Empreendedora com potencial para se destacar em âmbito internacional com o apoio de todos e isso é importante para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e para levar a inovação para todo país. Então, parabenizo o município e o Sebrae por olhar a fronteira e fomentar as grandes transformações”, destacou Márcio.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou que a ação vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Ponta Porã, por meio do programa Cidade Empreendedora. “Como o próprio nome do evento diz, é um Dia de Oportunidades. Trouxemos uma feira com a apresentação de produtos locais para valorizar o que é feito aqui, rodada de negócios para conectar os empreendedores, além de capacitações para ajudar os empresários a se qualificar. Agradeço a Prefeitura Municipal pela oportunidade de trabalharmos juntos por Ponta Porã, por meio do programa Cidade Empreendedora, vamos ajudar no desenvolvimento do município incluindo o pequeno negócio nesse processo e essa é uma das ações que tem esse propósito”, expôs Mendonça.

A secretária municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo, Raquel Lageano, expôs o papel fundamental da iniciativa para levar qualificação aos empreendedores e à população como um todo. “Quando a gente capacita as pessoas elas conseguem tanto se encaixar no mercado de trabalho, quanto gerar renda por meio do empreendedorismo e é isso que traz o desenvolvimento ao município, pois promovemos a geração de emprego e movimentamos a economia”, enfatizou Raquel.

Durante o Dia da Oportunidade, também houve a entrega de um kit para a Sala do Empreendedor do município. Composto por dois notebooks e camisetas, o kit vem para dar apoio ao atendimento aos empresários que é realizado na Avenida Brasil, nº2.397. A Sala do Empreendedor desempenha um papel importante de apoio aos pequenos negócios locais voltado para esclarecer dúvidas e ajudar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Também estiveram presentes no Dia da Oportunidade a primeira-dama de Ponta Porã, Paula Campos, e a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP), Fabrícia Dias.

Ações para os empreendedores

Para promover o networking entre os pequenos empreendedores locais e empresas âncoras, a programação do Dia da Oportunidade promoveu uma Sessão de Negócios que reuniu 23 empresas distintas. O encontro possibilitou aos participantes o acesso ao mercado e conexões com compradores, como foi o caso de Natanna Echeverria, que representou a empresa de segurança e medicina do trabalho em que atua. “Foi a primeira vez que estive presente em uma sessão e a experiência foi muito boa, pude conhecer outros empreendedores que se interessaram pelo serviço que a empresa em que eu trabalho oferece, então, acredito que temos possibilidades de contratações futuras”, comentou Natanna.

Durante o evento, também teve a Feira de Negócios com a participação de empreendedores do município que apresentaram produtos para a comunidade. Dentre os expositores esteve Nádia Hazime, que produz bolsas em couro e crochê. A artesã se tornou microempreendedora individual (MEI) há seis meses e, desde então, tem trabalhado para alavancar o negócio. “Fiquei muito feliz de ser convidada para expor no Dia da Oportunidade, pois é uma forma de trazer mais visibilidade para a minha empresa, dessa maneira mais gente vai conhecer o meu trabalho, o que é muito positivo para ampliar as vendas”, comentou a empreendedora.

Outra iniciativa importante do evento, foi levar conhecimento para que o empreendedor pudesse se qualificar. Dentre as capacitações, esteve a palestra magna “Saber vender é o antídoto para quase todos os males”, com Diego Maia, referência nacional na área e CEO da Escola de Vendas CDPV, além de ser considerado um dos dez maiores influenciadores de vendas do país. Além disso, o Dia da Oportunidade também promoveu outras palestras com as temáticas: “Vendedor Digital”; “Gestão de Vendas – fidelizando seu cliente”; “Marketing Pessoal – quando o negócio é você”; “Habilidades práticas de um novo vendedor”; “Planejando o sucesso da sua empresa”; e “Quero ser empresário, estou preparado?”.

Quem participou das capacitações como a empresária Sebastiana Salinas, que há 12 anos possui uma loja de lingerie no município, ressaltou a importância dos conhecimentos para a melhoria do negócio. “Aprendi novas técnicas de vendas e habilidades que preciso desenvolver para ampliar a lucratividade da minha empresa e me relacionar melhor com o cliente. Gostei muito da iniciativa, principalmente, por ser gratuita e de fácil acesso. É um conhecimento que, com certeza, faz diferença para nós, empreendedores”, comentou.

O Dia da Oportunidade também trouxe atendimentos tanto para quem já empreende quanto para aqueles interessados em abrir a própria empresa com orientações levadas pelo Sebrae e parceiros. Para quem deseja empreender ou necessita de auxílio para melhorar o negócio, mas não pode comparecer ao evento, a Sala do Empreendedor de Ponta Porã está à disposição para atendimento. O espaço fica na Avenida Brasil, nº2.397. Para mais informações sobre o local, entre em contato com Otávio Soares, agente de desenvolvimento, por meio do número (67) 9 9226-3993 (Whatsapp).

Mais detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidos pelo número 0800 570 0800 ou através do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

* Diretoria de Comunicação/SEBRAE