Encontro da Melhor Idade reverencia qualidade de vida

Prefeito Hélio e primeira-dama Vânia participaram diretamente da programação

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistência Social, realizou o 1º encontro municipal da Melhor Idade lembrando o Dia de conscientização contra a violência a pessoa idosa. O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado da primeira-dama Vânia Peluffo participou ativamente do evento, que contou com apresentações culturais e a entrega de cobertores aos participantes. O grupo de danças tradicionais do grupo Conviver marcou presença e fez bonita apresentação.

A data foi criada em 2006 pela ONU e pela “Rede Internacional a Violência à pessoa idosa”, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e de não aceita la como normal, mostrando que qualquer ato único ou repetitivo que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança que cause danos, incomodo ou constrangimentos ao idoso é  qualificado como violência. Às vezes as lagrimas são invisíveis mais a violência não.

A secretária de Assistência Social, Vera Lúcia de Oliveira lembra que “faz-se necessário que a população crie consciência da importância da fragilidade e dos direitos do idoso e de não aceitar como normal a impunidade. Objetivo da ação teve como meta lembrar o Dia de conscientização contra a violência a pessoa idosa em Ponta Porã, trazendo à tona a necessidade de sobreguardar os direitos da Melhor Idade. O Evento da Secretaria Municipal da Assistência Social foi realizado em parceria com as secretarias de Saúde, Cras (Centro de Referência da Assistência Social), CAM (Centro de Atendimento à Mulher), Creas (Centro Especializado de Assistência Social, Faculdade Uno Par curso de estética, Faculdade Magsul através do curso de Direito.

Foram feitos atendimentos de multiações voltadas para valorização do idoso dentre as quais orientação jurídica,  Assistência Social, Cultura e lazer, Beleza, Saúde, Caminhada da paz, sob o lema “Não a violência de todas as formas!”.  O prefeito Hélio Peluffo falou da importância das políticas públicas voltadas para a Melhor Idade e fez um desafio para ampliar o número de encontros semanais no Conviver. “Eu desafio a secretária Vera a fazer mais bailes”, disse Hélio, arrancando aplausos dos participantes do encontro. Posteriormente houve apresentação cultura (Conviver), palestras sobre Creas, vídeo Conviver, apresentação em vídeo sobre o ILPI (Instituto de Longa Permanência de Idosos). Na sequência, baile e atendimento nas tendas com orientações voltadas a pessoa idosa. No encerramento foi realizada Caminhada da paz.