Escola Manoel Martins promove campanha contra crueldade animal

Crianças participam de ação preventiva contra crueldade animal

A Escola Municipal Manoel Martins, na região do bairro da Granja viveu um dia diferente com seus pequenos estudantes nesta quinta-feira. O dia foi de palestras educativCrianças participam de ação preventiva contra crueldade animal

A Escola Municipal Manoel Martins, na região do bairro da Granja viveu um dia diferente com seus pequenos estudantes nesta quinta-feira. O dia foi de palestras educativas com a Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar e Polícia Civil. E o tema foi o combate aos maus tratos de animais. Abril é o mês de prevenção contra a crueldade animal. Além do trabalho de prevenção, a finalidade da campanha é espalhar o conhecimento sobre as principais necessidades básicas dos animais, como o de serem livres de fome, sede e má nutrição, de dor, injúria, doenças, desconforto, livre de medo e com liberdade para expressar seu comportamento natural.
A iniciativa conta com apoio total da Administração do Prefeito Eduardo Campos. “Nós apoiamos todas as iniciativas como essa, que levam educação e prevenção aos nossos alunos”, disse Eduardo Campos.
De acordo com a direção da Escola Municipal Manoel Martins, a campanha é fundamental para reverter qualquer quadro de maus tratos aos animais e encontrar formas de oferecer uma vida digna e livre de crueldade a todos os pets e outros animais. No mês de abril, é promovido o Abril Laranja em todo o mundo, ocasião em que são realizadas inúmeras campanhas pelo Brasil e outros países, conscientizando e orientando as pessoas a combaterem qualquer tipo de maus tratos aos animais.
Entende-se por maus tratos abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar, manter preso permanentemente em corrente, manter em locais pequenos e anti-higiênico, não abrigar do sol, da chuva e do frio, deixar sem ventilação ou luz solar, não dar água e comida diariamente, negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido, obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força, capturar animais silvestres, utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse ou promover violência. A lei brasileira estabelece pena de detenção de três meses a um ano, e multa contra os atos de abuso. A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal. As autoridades policiais alertam que qualquer tipo de maus tratos a animais deve ser denunciado pela população.
A cabo da Polícia Militar Ambiental, Aline Barros afirma que polícia trabalha com fiscalização e principalmente com recebimentos de denuncias. “As denuncia são muito importantes para que a gente consiga chegar a esses tipos de crimes de maus tratos. Porque geralmente ocorrem dentro de residências e ambientes que não temos acesso. É sempre um vizinho que vai ouvir um gatou ou cachorro chorando, por exemplo, e que vai conseguir nos repassar essas informações, para que possamos ir até o local e autuar os criminosos. Em caso denuncia por telefone, o contato da PMA aqui na região de Ponta Porã e Dourados é através do número 3428-0384. No caso de envio de imagens de vídeos ou fotos o endereço de email, é o pmaddos@hotmail.com,”, disse a cabo Aline Barros.
O idealizador da campanha em Mato Grosso do Sul foi Bruno Nobrega. Ele destaca que as ações de conscientizações com crianças tem o objetivo de formar futuros defensores dos animais. “Trabalhar com as crianças é buscar a formação de futuros cidadãos que vão combater os maus tratos aos animais. A finalidade é promover campanhas que tornem as crianças aliadas de todos os animais. E que eles cresçam conscientes da necessidade de reduzir drasticamente os números de crimes contra os animais”, declarou Bruno Nóbrega.