Escolas de Ponta Porã participaram de evento da PRF

Alunos das Escolas Marcondes Fernandes Pereira e Manoel Martins se apresentam no FETRAN-MS

As Escolas Marcondes Fernandes Pereira e Manoel Martins, da REME – Rede Municipal de Ensino – participaram nesta terça-feira da 13ª Edição do FETRAN/MS – Festival Estudantil Temático para o Trânsito de Mato Grosso do Sul.

Na oportunidade, os alunos das duas escolas apresentaram peças teatrais com temas sobre o trânsito. As duas escolas do município estarão participando da fase estadual das apresentações do FETRAN/MS.

O evento desta terça-feira foi promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e DETRAN-MS, em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã e tem como objetivo abrir espaço para a criatividade e ao talento dos professores e estudantes das escolas participantes por meio do teatro, promovendo a educação no trânsito em seus roteiros.

O secretário de Governo e Comunicação, Fabio Caffarena, representou o Prefeito Eduardo Campos e destacou a importância da participação das crianças no FETRAN/MS: “O Município enaltece as parcerias que buscam inclusão e a qualificação dos nossos alunos, trazendo a eles cidadania”, finalizou.

A Secretária de Educação do Município, Mirta Landolfi, também falou sobre a participação das escolas de Ponta Porã no FETRAN/MS e afirmou que em oportunidades como essas, se formam cidadãos conscientes e preparados para o trânsito.

O inspetor da PRF, Délcio Delmar Buss, lembrou que a parceria com as escolas é fundamental para o sucesso do FETRAN. “Os professores juntos com seus alunos fazem uma peça teatral com a temática trânsito. Essas peças concorrem com escolas de todo o Mato Grosso do Sul e no final, os vencedores serão premiados pelo Detran e pela Polícia Rodoviária Federal. Temos várias boas parcerias para que tenhamos sucesso, mas as nossas principais parcerias, são com as secretarias municipais. Sem as escolas, sem os professores e diretores, esse projeto não existe. Então é um projeto de todos nós, para a sociedade, para a cidadania e para a redução de acidentes no trânsito”, declarou o inspetor.

A secretária adjunta de educação, Eliana Aparecida Araújo Fernandes, falou da importância do tema trânsito com as crianças. “Para nós é muito importante começarmos o quanto antes essa conscientização de jovens condutores. E nada melhor do que INICIAR com nossas crianças, eles são os verdadeiros fiscais dos condutores, que são seus pais e eles também aprendem quanto pedestres e futuros condutores. Quanto mais cedo esse trabalho de conscientização, de formação cidadã, começar, melhores resultados podem seer alcançados”, afirmou Eliana.