Exposição de Cartografia Histórica busca fortalecer identidade cultural da fronteira

Ponta Porã cidade localizada na região sudoestes de Mato Grosso do Sul, fronteira com Pedro Juan Caballero, Paraguai com quem mantém um forte laço de amizade e uma rica história vem buscando consolidar sua identidade cultural ao longo dos anos.   

   A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) através do Programa de Desenvolvimento Regional-PPGDRS,  com pesquisa e organização do professor Dr. Carlos Busón, iniciou neste sábado (06), a Exposição “Conhecimento da Identidade Cultural da fronteira através da cartografia histórica”, que possibilita uma verdadeira viagem no tempo.

   A exposição possui 16 mapas que foram minuciosamente produzidos no período de 1500 á 1910, por diversos especialistas em cartografia vindos da Europa e Estados Unidos da América, revelando uma fronteira já conhecida pelas autoridades do Velho Mundo.

   Segundo informou Carlos Busón, que levou 01 ano para pesquisar, catalogar e organizar a exposição, objetiva apresentar a população  a riqueza histórica da fronteira, que bem antes da fundação dos dois municípios vizinhos, era bem conhecida dos governos espanhóis e portugueses.

“Esta é uma exposição itinerante, disponível a toda população, instituições de ensino e serviços. Entendemos que desta forma a população local, pode se apropriar de sua identidade cultural, sabendo de sua história e localização geográfica que sempre despertou interesse de outros países” explicou Buson.

  Ele disse ainda que a cartografia histórica revela com detalhes de informações uma região rica de fauna, flora e comércio, visitada por jesuítas que produziram boa parte dos mapas e grandes personalidades. “Não surgimos do nada, temos uma história. É possível entender com detalhes diversas localidades conhecidas do público que visita fronteira, como cordilheira de Amambay, região do Cerro Corá, rios, riachos e as lagoas de Pedro Juan, entre elas a famosa Laguna Punta Porã que já aparece em mapas de 1870” frisou Carlos Buson, ressaltando que “as cartografias também revelam novidades, como vilarejos, fortes e pequenas cidades que merecem uma pesquisa mais aprofundada para descobrir sua localização ou seu desfecho ao longo dos anos”.

A exposição “Conhecimento da Identidade Cultural da fronteira através da cartografia histórica”, teve inicio nas dependências da unidade da UEMS em Ponta Porã. No sábado (06), a exposição chegou ao grande público através do Projeto “Arte para Todos! Cultura em Espaço Livre” realizado pela Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

Nesta sexta-feira (12) a partir das 19 horas, a exposição segue para Casa do Turista em Pedro Juan Caballero, Paraguai.