Prefeito Hélio Peluffo faz apresentação a vereadores de amplo projeto de desenvolvimento em mobilidade urbana e qualidade de vida
Em reunião com vereadores na manhã desta quarta-feira, 12, o prefeito Hélio Peluffo efetuou a apresentação do programa do projeto ´Fonplata´ destinando mais de R$ 100 milhões em investimentos nos mais diferentes setores do município, garantindo recursos em infraestrutura e na geração de empregos.
No encontro com os parlamentares municipais, o prefeito Hélio fez uma explanação detalhada de todo o projeto apresentado ao Fundo de Desenvolvimento Financeiro da Bacia do Prata, o Fonplata, organismo financeiro multilateral formado pelos 5 países da América do Sul, sendo Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Uma missão do banco de desenvolvimento virá a Ponta Porã na segunda quinzena deste mês para receber oficialmente a documentação do projeto já aprovado e que caminha para ser liberado, com execução imediata das obras. A revitalização de toda a linha internacional é um dos capítulos a serem executados dentro do programa.
Além da mobilidade urbana e infraestrutura, um dos principais eixos do programa é a geração de empregos diretos, fomentando sobremaneira a economia nos dois lados da fronteira. O consultor do Fonplata, Joab Azevedo apresentou relatório detalhado de todo o projeto e a aprovação do programa junto ao Fundo de Desenvolvimento Financeiro, beneficiando Ponta Porã em vários setores, com investimentos de recursos.
O programa “Fronteira do Futuro” receberá missão do banco de desenvolvimento quando as ações serão explanadas, tendo obras estruturantes de norte a sul do município. O consultor do Fonplata ponderou sobre a capacidade da administração do município de Ponta Porã em contrair financiamento estando enquadrado na categoria A com destacada gestão de pagamento. Além do projeto de Ponta Porã, apenas o município catarinense de Tubarão teve programa idêntico aprovado, dentre mais de 30 apresentados junto ao Fonplata.
O prefeito Hélio Peluffo explicou aos vereadores que a participação da Câmara de Vereadores neste processo reurbanização da cidade é fundamental. “Vamos debater e discutir cada ação, cada investimento a ser realizado com toda a sociedade”, ponderou. Ele explicou que as obras de mobilidade urbana vão redirecionar o crescimento de Ponta Porã, passando pela revitalização da área central e principalmente com relação ao trânsito ligando as regiões norte e sul.
“Hoje, Ponta Porã enfrenta um drama gigantesco pela falta de mobilidade. Sabemos das dificuldades e agora com projeto aprovado, vamos executar um projeto ousado, proporcionado por um sistema moderno de gestão que nos permite ter aprovado esse montante para aplicação em diversas frentes de trabalho, garantindo melhor qualidade de vida a toda população e principalmente visando preparar o desenvolvimento para o futuro de forma ordenada”, afirmou o prefeito Hélio Peluffo.
O vereador Paulo Roberto da Silva (PT) afirmou que ficou surpreso com a apresentação do programa a ser executado. “Enquanto profissional da área de desenvolvimento, confesso minha surpresa com este projeto ousado, mas totalmente viável, tanto que já está com os recursos aprovados”, atestou o parlamentar municipal. Para Paulo Roberto “ser contra esse salto de desenvolvimento é dar um tiro no próprio é”, enfatizou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Candinho Gabínio (PSDB) também enfatizou a relevância do projeto para o futuro de Ponta Porã. “E a Câmara de Vereadores não poderia ficar omissa, está acompanhando, verificando e apoiando todas as ações”, destacou.
O prefeito Hélio Peluffo agradeceu a presença dos vereadores e reforçou a importante e decisiva participação da Câmara Municipal nesta etapa de desenvolvimento do município. Ele enfatizou que a capacidade de endividamento do município neste caso específico não chegará a 50%, garantindo a aplicação desses recursos em diversas frentes de obras estruturantes, como a ciclovia e a rota norte-sul, passando pelo anel viário.
Participaram da reunião além do prefeito Hélio Peluffo, o secretário de Governo Eduardo Campos, secretário de Finanças Fabrício Cervieri, vereadores Edevaldo Mattoso (SDD), Roni Lino (PSDB), Laércio Martins (PC do B), Vanderlei Avelino (PSDB), Bete Almeida (PHS), Candinho Gabínio (PSDB), Agnaldo Miudinho (PTB), Annie Espínola (PSDB), Marquinhos Benites (PSDB), Adão Dauzacker (PDT), Neli Abdulahad (DEM), Paulo Roberto (PT), Edinho Quintana (PHS), Aleixo Alves (PSDB) e Gelson Bernabé (PRB).