Fronteiras da Cultura celebra produção cultural de Ponta Porã

Ponta Porã foi palco neste sábado (25/06), do Festival Fronteiras da Cultura que reuniu diversos segmentos artísticos e culturais no Centro Internacional de Convenções em evento organizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer e apoio do Conselho Municipal de Cultura.

O evento que faz parte do calendário cultural do município, contou com uma intensa programação cultural e participação de artistas, espaços, associações e coletivos culturais de diversos segmentos que foram contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc e convidados.

Fronteiras da Cultura que nomeia o festival e o projeto macro que norteia as ações e atividades das Políticas Públicas de Cultura do município, destacou a rica diversidade cultural da fronteira entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY).

O evento teve inicio ás 13h  e seguiu até as 22h, possibilitando ao público que visitou o Centro de Convenções a interagir e celebrar a boa produção cultural de Ponta Porã, através de Mostra de Audiovisual, Artes Visuais e Artes Plásticas, Feira de Artesanato, Exposição História dos Jornais Impressos de Ponta Porã (1920 a 1990),  com produção de artistas e espaços culturais contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc que passam a compor ao acervo de patrimônio histórico e cultural do município de fronteira.

“Foi um evento planejado, previsto em nosso calendário cultural, que celebrou a nossa diversidade cultural, integrando os diversos segmentos em único espaço, apresentando a nossa produção cultural e aproximando os artistas e espaços de seu público local. Ficamos satisfeitos com o resultado, em ver a alegria das pessoas e agradecemos ao total apoio do Prefeito Hélio e toda sua equipe de governo que tem possibilitado eventos culturais com estrutura e voltada para toda população” disse Eder Rubens, diretor de Cultura.

A programação teve inicio com a oficina gratuita, “Instagram na Prática para Artesãs” com a Youtuber JuArtes, em evento realizado pela Bazar Sete Espaço contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc.

No palco principal do auditório maior do Centro de Convenções de Ponta Porã, foram realizadas apresentações culturais dos segmentos de dança com o Ballet Davi Sanchez e Centro de Tradições Gaúchas “Querência da Saudade” contemplados com recursos da Lei Adir Blanc que abrilhantaram o evento com belíssimas performances.

A música marcou presença com as apresentações de alguns dos artistas contemplados com a Lei Aldir Blanc, o Duo Crossroads de rock e blues, formado por Augusto Rocha e Adilson Salinas abriram a programação do evento, em seguida a gaiteira Ionice Teresinha de Souza Eich com a musicalidade que mantém viva a tradição do povo do sul do país.

No período da noite a dupla de sertanejo raiz Jean Fabio e  Marcelo fizeram relembrar o estilo musical que atravessa gerações no Brasil, o Coral Voz e Canto da Escola Joan emocionou a todos com uma apresentação que integrou o lírico ao popular e a Banda Vinil Blue de rock encarregada de encerrar a programação do Festival Fronteiras da Cultura apresentou canções autorais do segmento de linguagem universal.

“Um evento importante para nossa cultura, com estrutura, excelente programação e organização. Ficamos felizes em marcar presença e apresentar nosso trabalho” disse Augusto Rocha do Crossroads.

A noite cultural contou as belíssimas apresentações da Cia de Ballet Laiz Viana e da Oficina de Violão Popular da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer e FUNCESPP.

A cultura popular teve seu momento com apresentação da Associação Camará de Capoeira, contemplada Prêmio Fronteiras da Cultura Lei Aldir Blanc, que por meio do Mestre Zé Maria (Jaraguá) e alunos abordaram um pouco da arte que é Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural do país.

“É muito importante eventos como esses para que possamos divulgar a arte da capoeira sua história, sua importância para o país e apresentar o trabalho desenvolvido pelo Camará junto as crianças, jovens e adultos de Ponta Porã” destacou Zé Maria.

A Folia de Reis esteve representada pela Bandeira Estrela da Fé coordenada pelo Mestre   Antonio Morato, que prestigiou todo evento. O coletivo cultural foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc.

O segmento das artes visuais esteve representado com os artistas Emilene Marques e Pedro Pina, ambos contemplados com o Prêmio Fronteiras da Cultura Lei Aldir Blanc e as Artes plásticas com a Mostra de Artes organizada pelo Coletivo Fittas Ateliê contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc que contou também com telas do artista DePietro recém chegado de Curitiba-Paraná, que fez questão de produzir uma tela ao vivo no local do evento.

A edição Fronteiras da Cultura contou com artistas e grupos de artesanato convidados. O artesanato contou com o Grupo Artesãs 100 Fronteiras e Ju Artes. O segmento de disco Vinil foi representado pelo colecionador Marcelo Lovera.

“Fiquei muito feliz em participar desse evento cultural que estava muito bonito, diversificado e organizado, ainda consegui boas vendas e novos contatos” destacou Lovera.

A artesã Elvia Rodrigues, do Grupo Artesãs 100 Fronteiras, elogiou a organização do Fronteiras da Cultura e destacou o atual momento vivenciado pelo segmento de artesanato que vem crescendo em Ponta Porã.

O evento contou com programação voltada para as crianças com brinquedos instalados pelo Espaço Wilson Brinquedoteca e atividades recreativas com integrantes do Coletivo Lobo Solitário. Ambos contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc.

A cobertura jornalística contou com as Rádios Comunitárias Educadora e Lider FM ambas contempladas com recursos da Lei Aldir Blanc.

Na oportunidade foi realizada a cerimônia de posse dos membros

do Conselho Municipal de Cultura para o Biênio 2022/2024.

* Assessoria de Comunicação