Fundação de Cultura realiza Renovação e Emissão de Carteira de Artesão em Ponta Porã

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e apoio do Conselho Municipal de Cultura, realiza a III Semana do Artesanato com uma programação especial alusiva ao Dia do Artesão nos dias 16 e 17 de março do corrente ano no Parque dos Ervais.

Ponta Porã busca nos últimos anos fomentar e consolidar o segmento do artesanato, com o fomento e impulsão da sua produção e comercialização, inserinda nos eventos culturais, exposição, feiras e bem como oferecendo cursos de capacitação e profissionalização.

Atualmente o município de fronteira conta com diversos artesãos. O último mapeamento cultural realizado pela Gerência de Cultura resultou em um cadastro com 80 artesãos.

A terceira Semana do Artesanato terá em sua programação a tradicional feira de artesanato onde a população poderá conhecer a variedade de peças e técnicas, além de ter a possibilidade de adquirir produtos artesanais local.

Na oportunidade ocorrerá a ação de Cadastro e Emissão de carteirinha de Artesão a ser realizado pela equipe técnica da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O artesão que reside em Ponta Porã, possui nacionalidade brasileira e deseja renovar ou fazer o cadastro e emissão da carteira de artesão deverá, obrigatoriamente, comparecer no Parque dos Ervais munido com os seguintes documentos:

  1. RG e CPF original;
  2. Comprovante de residência;
  3. 01 (uma) peça pronta do produto artesanal a ser cadastrado;
  4. 01 (uma) peça do produto artesanal a ser demonstrado.

O Artesão deve demonstrar no máximo 03 (três) técnicas diferentes, já que o SICAB permite cadastro de no máximo 03 (três) técnicas, por artesão.

Em caso de renovação é necessário apresentar somente o RG e CPF originais e a foto deverá ser tirada na hora. Caso o artesão opte por adicionar nova (s) técnica (s) à carteira, faz-se necessário apresentar a peça pronta e demonstrar a produção de cada item a ser acrescentado.

Maiores informações poderão ser obtidas na Gerência de Cultura de segunda-feira à sexta-feira em horário comercial no Centro de Convenções de Ponta Porã ou ainda pelo telefone (67) 3010-0716.

Programação

Sábado 08h às 11h e 13h às 16h Emissão de Carteira de Artesão

15h ás 21h Feira de Artesanato

18h as 20h30 shows musicais

Domingo 08h às 10h Emissão de Carteira de Artesão

15h ás 21h Feira de Artesanato

18h às 20h30 shows musicais

* Diretoria de Comunicação