GCM atua na prevenção e amplia alcance das rondas

A Guarda Civil Municipal tem trabalhado bastante. São o que mostram os números do mês de abril, divulgados esta semana pelo Comandante Alex Sandro Alves Lima. A GCM faz parte da Secretaria Municipal de Segurança Pública e tem a sua frente Candinho Gabínio como titular da pasta.

A área central é a que mais recebe rondas: 269 rondas realizadas no mês de abril. Isso inclui as duplas de GCM que fazem a pé a área central, principalmente a comercial. As regiões norte e sul também receberam rondas significativas no período.

A GCM fortaleceu as rondas em órgãos públicos, realizando total de 577 atendimentos. As rondas vão da Rodoviária ao CCZ, de Sanga Puitã ao Paço Municipal, passando pelo Hospital Regional e por escoltas de presos.

Os bairros recebem atenção da GCM, principalmente aqueles tidos como potenciais para ocorrências, como o Kamel Saad e Jardim Independência. Os outros bairros, receberam rondas, porém em menor quantidade.

A GCM intensificará a ronda escolar e para isso, os GCM vão até as escolas fazer um levantamento e identificação dos problemas e a partir desse raio-x elaborar a melhor estratégia para rondas e abordagens dentro e no entorno das salas de aula. Para isso os GCM farão um curso na cidade vizinha de Dourados, a fim de aprimorar os seus conhecimentos.

Áreas de lazer, como o Parque dos Ervais, Horto Florestal e Centro de Esporte e Lazer Dirceu Alves, receberão rondas específicas, das 17:00 às 22:00 horas diariamente. Para o Comandante Alex Sandro Lima, a GCM entende seu papel e sua necessidade no contexto de em conjunto com as outras forças, colaborar com a tranquilidade do cidadão fronteiriço.