Grande Marambaia recebe ´Saúde Mais perto de Você´ dia 07

Atendimentos serão realizados na escola Estadual ´Professor Geni Marques Magalhães´, das 07h30 às 13h

A segunda edição do programa de mutirão de saúde será realizada no próximo sábado, dia 07 de julho na região do Grande Marambaia. A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde realizará o mutirão “Saúde Mais Perto de Você”, ação que percorrerá todas as regiões do município, desde distritos e bairros. O objetivo é zerar as filas de espera em consultas e exames.  Os atendimentos tiveram início com a carreta do ´Hospital do Amor´, instalado na segunda-feira (25) na unidade de saúde 24 horas e prosseguiram até a sexta-feira, dia 29.

A população de toda a região do grande Marambaia deve procurar as três unidades de referência da localidade, sendo ESF (Estratégia Saúde da Família)  Elisa Medina Barreto são Rafael, ESF Jardim Vitória e a unidade Estratégia Saúde da Família Nery Alves Azambuja (conhecido como Marambaia). Recentemente, a prefeitura realizou ação semelhante no distrito de Nova Itamarati).

As unidades básicas de saúde do Grande Marambaia estão realizando triagem com os moradores para efetuar os encaminhamos na ação. Serão consultas, exames e diversos serviços que estarão disponíveis para a comunidade. O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi está coordenando os detalhes ao lado de toda a equipe da pasta.

Os atendimentos estão agendados para serem realizados na escola Estadual ´Professor Geni Marques Magalhães´, das 07h30 às 13h. Toda a estrutura estará montada para recepcionar a população e efetuar os atendimentos de forma ágil e desburocrática. Como a triagem já vem sendo feita pelas equipes das unidades de saúde, todos os que receberão atendimento já terão uma ficha de consulta elaborada com antecedência, desta forma ao chegar no local o paciente será imediatamente encaminhado para a especialidade a qual necessita.

“Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

Em consultas, serão feitos atendimentos de nutrição (pediatria), psiquiatria, ginecologia, cardiologia, clínica geral, oftalmologia, odontologia, dermatologia, urologia, endocrinologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortopedia geral.

Em exames serão ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para preventivo, teste de diabetes, agendamento de mamografia. Também serão oferecidos medicamentos e vacinas. O “Saúde Mais Perto de Você” terá ainda palestras de orientação tendo como temas `Saúde da Mulher´, emissão de cartão SUS, verificação de pressão arterial, teste de dependência do cigarro, teste de tuberculose e hanseníase, NASF (Apoio à Saúde da Família), academia da saúde, orientação sobre combate ao mosquito transmissor da dengue. Também estarão Vigilância em Saúde, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado), Saúde do trabalhador, endemias e vetores.

É importante frisar que durante toda a semana as unidades básicas de saúde vêm realizando atendimento prévio e já encaminhando e agendando o paciente para a especialidade detectada. A Carreta do Hospital do Amor realiza exames preventivos e encaminhamentos.

Notícias Relacionadas

Saúde desenvolve ações para evitar leishmaniose em... Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde saiu a campo nesta semana para desenvolver ações que visam prevenir o registro de casos da leishmaniose. A...
“Saúde Mais Perto de Você”: Sanga Puitã recebe mu... É a primeira grande ação visando zerar filas e agilizar atendimentos de consultas e exames     A Prefeitura de Ponta Porã, através ...
Comunidade do Nova Itamarati tem atendimento médic... Os moradores do Assentamento Itamarati, no Distrito de Nova Itamarati estão recebendo atendimento médico diariamente nos postos de saúde da locali...
Prefeitura ativa serviço de mamografia no `João Ka... Inaugurado em outubro de 2016, gestão passada abandonou serviço à população O atendimento de mamografia em Ponta Porã está ativado desde , quando o...