
Além do policiamento comunitário escolar, agentes levam orientações sobre prevenção a acidentes domésticos e bullying para estudantes da rede municipal
Na manhã desta sexta-feira, dia 28, o secretário municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, entregou relatório ao prefeito Eduardo Campos com balanço dos trabalhos desenvolvidos pelos agentes da Guarda Civil Municipal de Fronteira durante o ano passado. Foram atendidos mais de 2,4 mil alunos de 15 escolas da rede municipal de ensino nas zonas urbana e rural e dos distritos.
De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os acidentes domésticos representam uma grande parte das ocorrências de lesões em crianças, sendo que a maioria deles ocorre em casa, o que demonstra a importância de tomar medidas preventivas. Já a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou estudo que comprovam que mais de 200 mil crianças menores de 15 anos são internadas anualmente devido a acidentes domésticos, com a maioria desses casos envolvendo crianças de até 5 anos. As lesões mais comuns incluem quedas, queimaduras, sufocamento, intoxicação e envenenamento.
Diante de um número cada vez maior de vítimas, a gestão do prefeito Eduardo Campos elaborou projetos no sentido de utilizar os agentes e a estrutura da Guarda Municipal para levar orientações para as crianças nas unidades públicas de ensino mantidas pela Prefeitura de Ponta Porã. Durante o ano de 2024 foram duas palestras educativas que atenderam um total de 2.437 alunos.
Um dos temas abordados “Bullying não é brincadeira”. O bullying se trata de uma violência que pode causar sérios à saúde emocional e física de crianças e adolescentes. Nesse sentido, os agentes da Guarda Municipal orientaram as crianças não só com palestras educativas, mas também com atividades lúdicas. Também destacaram que é fundamental que pais e responsáveis saibam como identificar sinais de bullying para que possam preparar seus filhos para lidar com essas situações.
Os pais devem ficar atentos quando crianças começam a ter resistência para ir para a escola ou começam a fazer queixas frequentes ou ficam pedindo para puder de instituição, conforme especialistas isso poderá ser um indicativo de que a criança ou adolescente está buscando meios de se livrar do agressor. Em 2024, a palestra “Bullying não é brincadeira” atendeu 1.297 alunos das escolas Dora Landolfi, Manoel Martins, Marcondes Pereira, Jardim Ivone, João Carlos Pinheiro Marques, São João e Conceição Capiberibe.
OUTRO TEMA
O outro tema das palestras dos agentes da Guarda Civil Municipal tratou da “Prevenção de Acidentes Domésticos”. Foram atendidos 1.140 alunos das escolas municipais, Zaira Portela, Juvenal Fróes, Lions, Osvaldo de Almeida Matos, Eugênia Gonzales, Nova Conquista e Lídio Lima.
Com atividades lúdicas, os agentes da Guarda orientaram sobre prevenção de acidentes com choques em tomadas de energia elétrica, crianças manuseando fogão podem sofrer queimaduras, escorregões em tapetes, deixar produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais domésticos, além de outras orientações como ao subir escadas usar o corrimão e nunca correr para evitar quedas e no banheiro também deixar distantes das crianças materiais cortantes como lâminas de barbear, secadores e aparelhos elétricos.
Com algumas medidas simples de prevenção é possível reduzir a ocorrência de acidentes domésticos com crianças, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para o desenvolvimento infantil. Neste ano de 2025, segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, os agentes da Guarda Municipal seguem oferecendo palestras nas escolas, além da manutenção do trabalho da Ronda Escolar nas imediações de todas as unidades de ensino mantidas pela Prefeitura de Ponta Porã.