Hélio Peluffo destaca parceria de sucesso com Legislativo e grandes obras e projetos que estão em andamento em Ponta Porã

Prefeito Hélio Peluffo durante a leitura da mensagem na Câmara Municipal

O Prefeito Hélio Peluffo esteve presente na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira, 02 e destacou as realizações do Executivo.

Na área da saúde, um dos principais e mais acertados investimentos foi a aquisição das carretas da saúde, que permitiram a realização de mutirões de vacinação ágeis e eficientes. “Aqui, cabe muito bem um reconhecimento e um agradecimento a todos os profissionais de saúde que desde março de 2020 estão mobilizados nas diversas frentes de trabalho em defesa da vida”, disse Hélio Peluffo.

O Prefeito Hélio Peluffo destacou os avanços conseguidos na Educação: ampliação da Escola Manoel Martins – 10 salas de aula; refeitório, sanitário feminino e masculino e sala de planejamento. Reforma e ampliação da Escola Osvaldo de Almeida Matos, no Distrito da Cabeceira do Apa; Reforma e ampliação do CEINF Joana Franco Ferreira Barrios: mais 06 salas de aula, biblioteca, sala de Professores, cozinha, depósito, lavanderia, despensa e banheiros. As obras estão em fase final de conclusão.

Em 2021, as Escolas Marcondes Fernandes, João Carlos Pinheiro Marques, Conceição Capiberibe Saldanha, Pref. Adê Marques e Graças tiveram suas obras concluídas e o resultado foi 23 novas salas de aula.

Ainda na área da Educação, estão em fase de licitação para execução conjunta com o Governo do Estado: a reforma e ampliação da Escola João Carlos Pinheiro Marques: 12 salas de aula, sanitários masculino e feminino e PNE. Reforma e ampliação da Escola Jardim Ivone: são mais 10 salas de aula, refeitório, cozinha, sanitário masculino e feminino e PNE. No total, serão mais 88 novas salas de aula, que equivalem a quatro grandes escolas com 22 salas de aula.

As compras para a Educação totalizaram mais de R$ 17 milhões de reais e representam ganho na qualidade de ensino.

O Prefeito Hélio Peluffo falou sobre investimentos na área social. Grande parte dos investimentos na área social, cerca de 97%, são de recursos próprios e todos os serviços estão funcionando. “ Entregamos em 2021, mais de 12 mil cestas básicas e atendemos com os programas 28 mil famílias. Cuidar de pessoas é um compromisso e uma responsabilidade que levamos muito a sério no dia a dia da gestão”, disse.

Grandes Obras

A revitalização do Centro – com a reconstrução da malha viária, com grandes intervenções de macrodrenagem e drenagem das vias, organizando e direcionando as águas das chuvas, encerrarão anos de alagamento nas principais vias da Cidade. Com financiamento do FONPLATA, são mais de R$ 50 milhões em obras, como a do Parque do Horto Florestal, 16 quilômetros de pavimento novo, 30 quilômetros de calçada sinalizada e com acessibilidade.

O Contorno Viário – trecho norte – está praticamente pronto. Em poucos dias, terá início o trecho sul: uma obra de mais de R$ 58 milhões de reais, que ligará a Rua Guia Lopes até a BR 463, que ao seu término, desviará o tráfego pesado do centro da Cidade.

Está prevista a assinatura de mais dois convênios estratégicos para Ponta Porã:

– R$ 24 milhões para a duplicação da MS-164, no trecho que compreende a saída do anel viário e o trevo da Secretaria de Obras;

– R$ 6 milhões garantem o primeiro trecho de drenagem e asfalto para o Distrito de Nova Itamarati.

“Não são mais promessas: é realidade. Já recebemos as aprovações e enviamos os dados para assinatura dos convênios. São R$ 88 milhões em dinheiro novo, que desembarca em nossa Cidade na forma de empregos, benefícios imediatos e permanentes para nossa Cidade”, disse Hélio Peluffo.

“Os números da nossa economia mostram que Ponta Porã tem desempenho positivo no Agronegócio. A volta dos voos comerciais e a Feira de Tecnologia do Agro – Ponta Agrotec – confirmam o crescimento econômico de nossa Cidade”, disse Hélio Peluffo.

Hélio Peluffo fez questão de agradecer o apoio dos 17 Vereadores da Câmara Municipal: “Construímos uma importante parceira com esta Casa de Leis, que nos deu apoio politico indispensável para a aprovação de projetos importantes para Ponta Porã”, finalizou.

Hélio Peluffo agradeceu toda a sua equipe, bem como Deputados Estaduais e Federais que destinaram emendas parlamentares para Ponta Porã.

Referindo-se à parceria com o Governo do Estado, Hélio Peluffo disse: “Grande e permanente parceiro de Ponta Porã, rendo minhas homenagens à pessoa e ao governo de Reinaldo Azambuja, que sempre teve olhos e mãos abertas para atender o nosso Município. O municipalismo da gestão estadual é uma realidade que só um governante que já foi prefeito sabe praticar. Obrigado Reinaldo, obrigado Eduardo Riedel pelo incondicional apoio aos pontaporanense”, finalizou.

* Assessoria de Imprensa