Hélio Peluffo entrega cartões do programa de aquisição de alimentos para agricultores familiares de Ponta Porã

Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15/07/2021, no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã a entrega simbólica dos cartões bancários para os agricultores familiares do município inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos. O programa é uma ação realizada pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social que atua através da modalidade de “Compra com Doação Simultânea”, de modo que a compra do alimento é realizada diretamente do pequeno agricultor, valorizando e estimulando a atividade da agricultura familiar, fortalecendo o segmento e incentivando a organização desses trabalhadores em cooperativas ou associações.

A solenidade foi aberta com a participação virtual do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), Jaime Verruck, que destacou a importância da adesão do município ao programa, sobretudo em razão do caráter inédito deste primeiro edital, que prioriza mulheres e indígenas que são produtores da agricultura familiar. No estado a SEMAGRO é a instituição responsável pela gestão do programa, e em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER) auxiliam os produtores na habilitação para a participação do programa, de modo que para estar apto, o produtor tem que oferecer no mínimo três diversidades de culturas.

Nesta direção, destaca-se que Ponta Porã cumpriu todos os requisitos necessários se apresentando como um dos municípios conveniados desta primeira fase do PAA. Ao todo são 25 produtores (mulheres e indígenas) que participam desta etapa, sendo que cada um poderá receber até 6,5 mil reais pela venda de seus produtos.  Em Ponta Porã, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo (SDIC), é a responsável pela adesão ao programa, além de promover o suporte e orientação aos produtores. De outro lado, a destinação dos produtos, fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, que  organiza a montagem das “cestas verdes” e distribui para às famílias em vulnerabilidade do município. Ao todo são mais de 500 famílias beneficiadas com essas doações.

Durante a entrega simbólica dos cartões, o prefeito Hélio Peluffo destacou o empenho da SDIC na adesão ao programa e a importância do projeto para os agricultores familiares de Ponta Porã. Além disso, também destacou o trabalho da Secretaria de Assistência Social na distribuição dos alimentos e agradeceu o empenho da SEMAGRO e da AGRAER, nas diversas parcerias que beneficiam os produtores da agricultura familiar. Conforme ressaltou o prefeito, “é somente através das boas parcerias que conseguimos desenvolver projetos de sucesso”. Além disso, também reforçou a importância da FUNAI e dos bancos públicos, como o caso do Banco do Brasil no PAA, como parceiros do município.

Na ocasião, foram entregues os cartões para três participantes do programa, Cícera Maria do Assentamento Aba da Serra, Marciano Amarilha da Aldeia Lima Campo e Miguel da Silva da Aldeia Kokueí. Além do prefeito Hélio Peluffo, do Secretário de Desenvolvimento Regional Caio Augusto e da Secretária de Assistência Social Vera Lúcia, também estiveram presentes na solenidade, Izidro Lima Junior (Diretor Geral da IFMS em Ponta Porã), Edinho Quintana (Vereador), José Patta Moreira (Coordenador Regional da FUNAI), Antônio Carlos Peixoto (Coordenador Regional da AGRAER), Ângela Derzi (Vereadora), Flávio Zocchi (Gerente Geral do Banco do Brasil em Ponta Porã), Vitor Carlos Neves (Presidente do CMDR) e Natália Velasques (Sub Prefeita de Itamarati).

* Assessoria de Comunicação