Hélio Peluffo flexibiliza restrições após vacinação em massa e queda nos números do covid-19 em Ponta Porã

O Prefeito Hélio Peluffo flexibilizou as regras para o funcionamento do comércio em geral através do Decreto n.º 8.923/21, assinado nesta manhã durante entrevista coletiva. Pelo novo texto, todos os decretos anteriores que estavam em vigor, estão revogados.

A partir de agora e, objetivando sobretudo estimular o reaquecimento da economia local, está permitido o funcionamento de tudo, até as 23:00 horas, desde que sejam respeitados a capacidade de lotação máxima de 50% dos estabelecimentos, uso de máscaras, higienização das mãos com álcool 70% e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre pessoas e mesas. O toque de recolher passa a ser das 23:00h às 05:00h.

Está proibido, no entanto o uso e compartilhamento de cigarros eletrônicos e narguilés. Estabelecimentos são responsáveis por providenciar e avisar os seus clientes sobre as regras e cabe à Vigilância Sanitária realizar a fiscalização e eventual punição dos estabelecimentos infratores.

O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Governo e Comunicação, Eduardo Campos, abriu a entrevista coletiva e destacou: “Com os avanços conseguidos recentemente, vamos flexibilizar o funcionamento de diversos estabelecimentos como forma de alavancar a roda da economia. Dessa forma, buscamos que o comércio local se restabeleça gradativamente, porém, mantendo cuidados de biossegurança importantes para manter os números em queda”, finalizou.

“Foi muito difícil chegar até aqui, mas com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, dos 17 Vereadores, da Imprensa, vamos flexibilizar. Mas, caso haja exagero, vamos seguir a recomendação do PROSSEGUIR e restringir novamente”, disse o Prefeito Hélio Peluffo.

Hélio Peluffo ainda apresentou números mais recentes de ocupação do Hospital Regional: “Estamos com metade de nossa capacidade de atendimento ocupada. Temos 20 pessoas internadas na UTI Covid, sendo 13 de Ponta Porã e 07 de fora. Além disso, temos 11 pessoas internadas nos leitos Clínicos do Hospital Regional. Os números, neste momento, jogam a nosso favor”, destacou.

O Prefeito ainda manifestou a sua preocupação com a variante “Delta”, que já está circulando no Brasil e é considerada mais grave. “Precisamos manter os cuidados, pois a variante delta está no Brasil e é mais poderosa do que as outras. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos superar mais esta fase”, finalizou.

Ao final ele fez questão de agradecer a toda a Secretaria de Saúde, na pessoa do Secretário Municipal de Saúde, Patrick Derzi pelos esforços realizados para a realização da vacinação em massa realizada em Ponta Porã. Estima-se que ainda faltem ser vacinadas, pelos mais variados motivos, cerca de 20 mil pessoas em Ponta Porã.

* Assessoria de Comunicação