Hélio visita Câmara, presta contas e apresenta projetos aos vereadores

Na reunião foram tratados assuntos relacionados ao atendimento nas unidades de saúde e serviços e obras de infraestrutura. O prefeito apresentou o plano de atendimento à coleta do lixo. Hélio mostrou aos vereadores o itinerário que as quatro equipes fazem diariamente em dois turnos na cidade.

Segundo ele, o serviço de coleta está se normalizando conforme o esperado. “Estamos fazendo alguns ajustes para melhorar ainda mais o serviço. Agora já estamos fazendo um estudo para podermos adequar a cobrança da taxa. Nosso compromisso de baixar o valor está mantido e isso será feito ouvindo todos os vereadores”, afirmou.

Hélio também apresentou o projeto de recapeamento da pavimentação asfáltica, uma obra que será feita em parceria com o Governo do Estado. “Será um grande investimento. Nossa contrapartida é na ordem de R$ 3 milhões, dinheiro que estamos procurando viabilizar”, afirmou, detalhando o projeto aos parlamentares.

O prefeito foi questionado por vários vereadores. Entre as dúvidas dos parlamentares estava a realização do serviço de recuperação da iluminação pública. Hélio explicou que a Prefeitura está efetuando um estudo para saber o custo da iluminação e o que pode ser feito para otimizar a conta, saindo mais barato para a Prefeitura e atendendo plenamente as necessidades da população.

Questionado sobre investimentos nos distritos e assentamento, o prefeito falou que nenhuma área do município foi esquecida pela administração. No Nova Itamarati, por exemplo, ele está acompanhando atentamente o que a população tem falado sobre o atendimento médico na unidade de saúde.

De acordo com ele, a agricultura familiar vai receber uma atenção especial: “estamos finalizando uma parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados que estará montando uma base de estudos e pesquisas dentro do assentamento. Tenho certeza de que esta parceria vai gerar bons frutos, contribuindo bastante para que os produtores familiares de Ponta Porã tenham mais produção e renda”.

Outro tema abordado pelo secretário de Governo e Comunicação, Eduardo Campos, que estava acompanhando o prefeito, foi o envio por parte do Poder Executivo de um projeto de lei que precisa ser aprovado com urgência regulamentando o reajusta salarial dos professores da Rede Municipal de Ensino. A proposta enviada à Câmara contempla o que foi acordo entre o Executivo e o sindicato da categoria, o Simted.

Durante o encontro, Hélio informou aos vereadores que já foi encontrada a solução para o problema da rua Comandante Cardoso, nas proximidades do Aeroporto Internacional, que está interditada por conta de uma erosão. Ali será construída uma ponte de concreto, do tipo bueiro celular. A licitação par contratar a empresa responsável pela obra será aberta ainda neste mês de maio.

Hélio considerou o encontro com os parlamentares bastante proveitoso. “Esta é uma prática que pretendo manter durante todo o mandato. Vir aqui na Câmara, prestar contas e ouvir tudo aquilo que os vereadores precisam repassar ao Executivo. Desta forma estamos prestigiando esta Casa de Leis e, ao mesmo, através do diálogo, colhendo sugestões par que a gente possa melhorar. Ouvindo bastante se erra menos”, frisou.