Horto Florestal tem mudas de árvores e plantas para distribuir à população

O Horto Florestal de Ponta Porã atualmente vive uma realidade que agrada os amantes de árvores e plantas, principalmente as nativas de nossa região. Aliás, foi do Horto Florestal que saíram as mudas para as substituições recentes de árvores, uma a pedido dos próprios moradores.

Neste caso, as árvores antigas “esparramaram” suas raízes por toda a calçada, invadindo e provocando entupimentos nas redes de água e esgoto, causando enormes prejuízos financeiros. Os moradores então buscaram a Secretaria de Meio Ambiente, que em um trabalho extremamente técnico, retirou as árvores e raízes, para o replantio de outras, menos invasivas e longe das redes pluviais.

Já na Avenida Brasil, em frente à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, 14 mudas de Ipês foram transplantadas das vias laterais – por onde passam as redes de água e esgoto e assim evitar prejuízos futuros – para serem replantadas no canteiro central, sem a perda de uma única árvore.

O Horto Florestal de Ponta Porã é um braço da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e possui milhares de mudas de árvores e plantas para doação a quem se interessar em fazer plantio. Basta dirigir-se ao local e solicitar diretamente lá, sem burocracia.

O pessoal que trabalha faz orientações sobre como proceder para realizar o plantio correto das mudas. Cada morador de Ponta Porã pode pegar até 03 mudas e no caso da população residente nos Distritos, o número é de 05 mudas.