IBGE apresenta oficialmente números da população: Ponta Porã cresceu

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – apresentou nesta terça-feira, 03, os números oficiais do censo 2022/2023 realizado em Ponta Porã. Exatamente, são 92.017 habitantes. O número ficou aquém das expectativas, já que era esperado que ultrapassasse os 100 mil habitantes, fato que colocaria a cidade em outro patamar de arrecadação e projetos.

Na área de habitação, por exemplo, existem projetos específicos para municípios que possuem mais de cem mil habitantes e que Ponta Porã ainda não terá acesso. A distribuição do FPM também aumenta muito quando o município ultrapassa a casa dos cem mil habitantes e neste caso, acabou permanecendo como está.

O IBGE não considerou a população flutuante de acadêmicos de Medicina que estudam no Paraguay, porém, utilizam toda a rede de Ponta Porã, como saúde, mercados, postos de combustíveis e até abrem seus comércios. Eles são estimados em cerca de 8 mil acadêmicos, que já seriam suficientes para que a cidade ultrapassasse a casa dos cem mil habitantes.

Ponta Porã defende atualmente a mudança na coleta de dados do IBGE, por ser um município diferente dos demais, por possuir uma fronteira seca e livre. Nos registros do Ministério da Saúde, por exemplo, são 106 habitantes registrados em Ponta Porã.

Outro número apresenta na reunião e que chamou a atenção é com relação ao número de casas na Favelinha da Ferroviária: em 2010 eram 122 e em 2023 elas já são 550, muitas de alvenaria. Ao município cabe registrar e acompanhar todo este crescimento, pois, a área pertence à União.

Finalmente, o IBGE solicitou que seja realizada uma reforma no prédio do Ministério do Trabalho, que é tombado como Patrimônio Público e necessita de uma série de medidas para que sejam feitas as reformas necessárias.

O Secretário de Governo e Comunicação Fabio Caffarena participou da reunião representando o Prefeito Eduardo Campos. “Nós acompanhamos todo o trabalho do IBGE e esperávamos ultrapassar a casa dos cem mil habitantes, o que traria benefícios importantes para Ponta Porã”, finalizou.

Participaram da reunião: O Secretário Municipal de Governo e Comunicação Fabio Caffarena; Secretário Municipal de Habitação Carlos Bordão; Carlita Estevan de Souza – superintendente adjunta SES MS; Isabel de Paula Costa – coordenadora das reuniões do Censo; Rosemeire Alvares Freitas – chefe da agência IBGE Ponta Porã; Otaviano Cardoso que representou o município junto ao Censo do IBGE e o Engenheiro Theo Andreoli.